LOGO CEDINHO, fui ler as mensagens do WhatsApp e deparei-me com uma enviada pelo meu querido amigo, Jefferson Borges e lá estava um artigo referente ao filósofo Immanuel Kant, considerado um dos maiores pensadores da história da humanidade e onde discutia-se a postura do filósofo ao saudar com uma mensagem em um dos seus textos de doutorado, a filosofia Islâmica.
E aí, como sou muito curiosa, aproveitei para ler os comentários e como eu esperava, um punhado de “achismos”, como se fosse possível adentar na mente de tão primoroso pensador para compreender suas razões.
Penso então, que a genialidade de Kant lhe permitia ser livre para homenagear a que ou o quem lhe oferecesse inspiração. Um filósofo deste quilate, não se rende aos preconceitos de qualquer natureza, abraçando tudo quanto, faz sentido evolutivo e agregador ao conhecimento humano.
Nem percebemos o quanto somos ridicularmente preconceituosos, limitando as nossas visões periféricas e consequentemente, estreitando o nosso campo de aprendizado.
Todavia, somos abusadamente pretenciosos no uso da limitação dos nossos saberes.
Rever nossos conceitos é sempre muito saudável e com certeza, nos faz enxergar o mundo sempre fora da gaiola...
Bom dia, na companhia dos saberes daqueles que não engaiolaram suas mentes e consequentes almas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário