quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

UM DIVINO TOQUE PESSOAL

Depois, de um dia movimentado, cá estou no sossego de meu pedacinho de paraíso ouvindo Beethoven | Piano Sonata No. 14 "Moonlight"num desempenho incrível do espanhol Daniel Barenboim, estimulando a minha mente a viajar até 2011, quando um professor abruptamente cortou a leitura de uma resenha interpretativa que exaustivamente eu havia preparado naquela semana a respeito de Platão e o Mito da Caverna.

“Regina, ninguém está interessado no que você acha e sim, no que Platão quis dizer”.

Mas professor, este é um curso de filosofia e eu achei que seria importante colocar minha mente atuando para desenvolver novos campos de visão...


Após, a surpresa da agressão, porque, foi assim que me senti, ao invés de sentir-me frustrada, decidi que dali em diante, eu seria uma pensadora e não um disco quebrado, uma mera decoradora de citações e conceitos dos grandes mestres, sentindo-me absolutamente a vontade, não só para através de seus fabulosos conhecimentos acompanhar suas genialidades, como dar continuidade aos seus conceitos, seguindo os seus benditos rastros filosóficos, pensando, comparando um com o outro e criando minhas próprias visões.

Da intolerância e do estreitamento didático, nascia naquela noite, numa sala de aula da UFRB de Amargosa, a mais atrevida e dedicada pensadora que aos 60 anos, ainda se sentia apta a aprender, desenvolver e aplicar meus entendimentos em relação a criatura humana e suas emoções.

De lá até o ano de 2021, desenvolvi criteriosamente 4 ensaios, tendo como tema central a vida humana e sua convivência cognitiva em relação ao tudo mais.

Penso então, no quanto é fundamental a busca do conhecimento já catalogado ao longo da história humana e no quanto, também é fundamental, estimular os alunos a pensarem, buscando nos recôncavos de suas mentes os contínuos milagres da criação.

Ouvindo esta deliciosa sonata, penso nos arranjadores e executores, cada qual, enriquecendo com toques pessoais, sem descaracterizar a obra básica, afim de atualiza-las com o divino de seus talentos e entendimentos.

Evoluir...

Essa é a meta...

Esse texto dedico ao amigo Jeferson Borges Zon, que carinhosamente, enviou-me essa erudita obra prima.

Regina Carvalho-6/12/2023 Itaparica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale ouvir e refletir