A intimidade cognitiva é um processo natural que precisa ser ativado através do aperfeiçoamento sensitivo e este, só aciona o gatilho que permite a fluidez , se for devidamente manipulado e então, as peças se encaixam nesta máquina perfeita que é o corpo humano, cuja ciência é exata na sua estruturação e, quando tudo está na conformidade de sua natural constituição, a criatura humana se apresenta absolutamente como a representatividade do poderoso Deus que nada mais é que a força motora da vida que tem como objetivo, propiciar vida, num ciclo ininterrupto de vida.
domingo, 31 de outubro de 2021
sábado, 30 de outubro de 2021
TEMPLO SAGRADO 2
Dando continuidade ao percurso que fui levada carinhosamente em minha infância e juventude a conhecer, através de duas preciosas mulheres que na simplicidade de suas condições oprimidas em um sistema sufocador e patriarcal, inconformadas, buscaram transgredir, através de suas brilhantes livres mentes que também as direcionavam a além dos mundinhos restritos nos quais estavam inseridas e neles, cada qual revolucionou hábitos e costumes de todos aqueles que delas se cercaram e eu, como nasci com o bumbum virado pro céu, próxima delas estava e recebi delas as inimagináveis ideias e ideais de vida e liberdade, que muitíssimo me ajudou em uma época de ainda muita opressão machista a traçar e a fidelizar o meu próprio caminho existencial.
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
NO CÉU E NA TERRA
Na noite de ontem, fechei o dia falando de Deus e de minha relação de gratidão por ele me permiti enxerga-lo através de sua preciosa obra que generosamente, deixou estampado em cada centímetro desta terra e deste cosmo Celestial e que fascinada admiro e tento fazer destas maravilhas ainda tão misteriosas aos meus sentidos ignorantes, mas obstinados em sorver a cada instante, as benditas emanações energeticamente educativas que felizmente, ensinaram-me a sentir.
TRANSGREDINDO
A transgressão emocional sempre foi a minha força de empoderamento e uma forma minha pessoal de não ser uma submissa ao sistema que como um carrasco frio e impessoal, simplesmente cumpre com o seu papel, determinado por infinitos interesses de todas as ordens, mas que, não necessariamente é capaz de ser suportado por algumas pessoas, no que me incluí, afinal, teci uma espécie de rede protetora e invisível que me permitia por pura intuição seguir minhas próprias regras e nelas, apenas o senso de meu amor a vida e a tudo que nela respirasse, mereceria a minha atenção.
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
TESÃO
Logo cedinho nesta manhã, li um comentário de uma das minhas postagens no facebook de um fiel leitora chamada Lika Pinheiro, dizendo que o amor de “antigamente” era um sentimento puro e aí, despertou em mim, uma como sempre, enorme curiosidade em conferir esta premissa.
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
TIMIDA, SIM SENHOR...
Acreditem, pois, é verdade, esta senhora ainda conserva pontos de timidez que qualquer pessoa mais íntima, pode confirmar e não me perguntem a razão, mas sempre foi assim, desde quando, posso me lembrar.
terça-feira, 26 de outubro de 2021
RIDÍCULO
Neste amanhecer ao contrario dos dias anteriores, não me apressei para escrever, afinal, apreciar um certo pássaro se exibindo para mim, pareceu-me prioridade.
Compreendo o quanto possa parecer absolutamente ridículo, um alguém em meio a infinitos problemas e complexidades do apenas vivenciar um cotidiano, onde sobreviver e ainda ter que se adequar aos “infinitos politicamente corretos e não me toques”, falar e escrever sobre pássaros, possa parecer surreal.
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
GRATIDÃO
Não há nada que me faça mais feliz que poder constatar que um pensamento que eu tenha desenvolvido e que se transformou em um texto, tenha sido delicado o suficiente para ter adentrado e feito sentido na mente de alguém, levando-me a concluir que, provavelmente por esta razão, eu escreva tão devotadamente, superando dificuldades ortográficas, fato que jamais encarei como trava a impedir-me de expressar a forma com que meus sentidos me fazem enxergar a vida, sempre para mim, irretocável.
VIVENDO E MORRENDO FELIZ...
Dos sessenta aos setenta, a deterioração física é tão rápida e visível que não dá para disfarçar, então, tudo que resta é ir aprendendo a conviver com esta realidade que só piora, mas que pode também ser deixada de lado em prol de um estímulo que podemos desenvolver diante do irreversível, transformando o viver num contínuo gozo, onde tudo e todos precisam ser sorvidos com o entusiasmo de um delicioso banho de mar, num encalorado verão.
domingo, 24 de outubro de 2021
PENSANDO...
Penso e sinto que alcançar o sucesso é quando, conseguimos tocar o coração das pessoas, seja lá, fazendo o que for.
Em inúmeras ocasiões ao longo da vida, tenho consciência de ter tocado delicadamente algumas pessoas, através de uma comida que preparei, colocando nela o carinho de minha alma, das letras com as quais, formei ideias e ideais ou simplesmente num simples gesto ou olhar, desenhando com ternura no espaço o “eu te amo”.
sábado, 23 de outubro de 2021
CASCATAS DE LEMBRANÇAS
Ontem, recebi da editora a boneca já revisada da capa de meu livro e, como se fosse a primeira elaborada de minha vida, chorei de emoção.
Cada livro é como o nascimento de um filho, com a única diferença é que a gestação, geralmente é mais longa. No caso deste, que ora está sendo editado, durou apenas três meses, no entanto, custou-me dias e grande parte das noites numa profunda dedicação, fazendo dele um alento para a minha alma, diante da dor da perda de meu Roberto.
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
TUDO DE BOM
Acordei pensando que sou uma filha da mãe, que nasci com o bumbum virado pro céu.
Que coisa, viu!!!
E ainda reclamo pelos cantos, lamuriando por isto ou aquilo, quando a vida, sempre muito generosa, providencia em tempo e hora, tudo quanto me seja verdadeiramente útil, além de garantir-me o recebimento de todas os meus desejos, embalados em papel de presente como dádivas celestiais.
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
MEU QUINDIM DE IAIÁ...
Acordo e já sinto o friozinho ainda presente e aninhada entre as cobertas, desanimo em levantar e fico escutando a cantoria dos pássaros, enquanto minha mente desfila imagens de temas para eu escrever e entre tantos assuntos momentâneos e as recordações, tem um que se destaca, na verdade é um refrão do tempo do império brasileiro e que ficou na memória, pelo menos na minha, provavelmente pelo fato de tê-lo ouvido centenas de vezes, principalmente na minha adolescência em que safadinha, adoçava a voz e carinhosa, aliciava minha mãe a ceder as minhas vontades e aí, ela muito esperta dizia:
Está pensando que sou boba, meu quindim de Iaiá?
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
PORSCHE e FUSQUINHA
Rapaz... Acordei pensando que basta esquentar um tiquinho que não há cama que me segure e nesta ainda madrugada, já posso sentir que o dia vai ser ensolarado, reconhecendo através do calor que se expande em mim, confirmado pelos pássaros que cantam diferente, muito mais euforicamente agitados e aí, também minha mente resgata as maravilhas do meu vivenciar...
terça-feira, 19 de outubro de 2021
NEM SEMPRE...
Nesta manhã do sul de meu país varonil, aonde o frio ainda é presença marcante me obrigando a encapotar-me, já que sou como um cãozinho friorento, ainda assim, supero as minhas limitações e diante deste notebook inicio o meu dia, fazendo o que mais gosto que é justo, escrever.
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
INCANSÁVEL?
Nesta manhã, exatamente agorinha, acordei depois de ter um pesadelo, o que me surpreendeu, pois, há pelo menos uns vinte anos que eu me lembre, minhas noites e acordares são dos Deuses.
Pensando nisso... Também não lembro dos meus sonhos e aí... Se acordada já vivencio mil quimeras, através de meus escritos e driblo cada dia mais eficientemente os monstrinhos vivenciais que insistentes me rondam, imaginem se eu ainda a noite, fosse sonhar ou ter pesadelos e lembrar deles a cada amanhecer... Com certeza, já teria enlouquecido e nem o meu Jesus, a quem dedico grande parte de minhas atenções, conseguiria o milagre em me manter nesta bendita paz.
domingo, 17 de outubro de 2021
MEU TEMPLO, SOU EU
São seis e nove da manhã e como sempre, estou tomando um cafezinho pingado com leite e com uma necessidade enorme de escrever sobre Jesus, meu sempre presente amigo, compreendedor de minha alma, estimulador no desabrochar do melhor de mim.
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
INFIDELIDADE
Nesta manhã, acordei com a palavra infidelidade pululando em minha mente e aí, imediatamente pensei que talvez, este tão comum comportamento tivesse algum fator genético que o justificasse, já que algumas pessoas o têm e o pratica em maior intensidade que outras.
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
AMIGO INSPIRADOR
Desde que acordei e não faz muito tempo, pois, por aqui, a cama fica bem quentinha e é um convite quase irresistível de nela permanecer estreitada entre travesseiros e o leve edredom, embalada pelos cantos dos pássaros que também por aqui, circulam a janela do quarto, na companhia de um constante vento que zuni entre as vidraças, se fazendo notar e aí, abri as comportas do meu imaginário, no desejo ardente de com ele conversar, numa troca inicial de reconhecimento, tal qual, faço sempre que sou apresentada a um novo alguém.
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
SEM O VERDE, O QUE FAZER?
Este é o quinto dia que amanheço e ao sentar diante do notebook, apesar de ter duas grandes janelas que me permitem ver o céu, não tenho o meu bendito verde com o qual, passei a vida inteira apreciando, sempre se apresentando como uma paisagem nova para os meus ávidos e apaixonados olhos que conseguiam descobrir um novo ângulo, uma nova nuance que tanto me inspirava.
O SEMPRE INÉDITO
Neste amanhecer, tudo que me passa pela mente é o meu estranhamento frente ao novo que se descortina diante de minha vida, levando-me a concluir que sempre foi assim, desde que me é possível lembrar.
terça-feira, 12 de outubro de 2021
ABRAÇANDO O MUNDO
Hoje, amanheci e até o momento não estou sentindo aquele frio de doer os ossos, como nos dias anteriores, assim como também, parece-me que todos os passarinhos, vieram cantar em volta da casa, o que é incrível, pois os daqui, dispensam as árvores e os jardins, já que são raros, optando pelos beirais dos telhados.
sábado, 9 de outubro de 2021
SAUDADES DE TUDO...
Nesta madrugada como sempre acordei ainda escurinho e de imediato, logo percebi a falta do cheirinho amado de minha Ponta de Areia, misto de maresia, grama e frutas com as quais, deliciei-me nos últimos vinte anos, estreitando apuradíssima amizade com as borboletas e os sabiás assim como com uma infinidade de pássaros que me faziam companhia e encantavam os meus olhos e ouvidos.
quarta-feira, 6 de outubro de 2021
JUSTO, HONRADO E FRATERNO...
06/10/2021
E aí, enquanto o carro deslizava por alguns bairros em Salvador, mas poderia ser em qualquer outra cidade de outro estado, meu olhar atento ia registrando as imensas diferenças sociais, nos infinitos instantâneos que se apresentavam nas formas de casas, prédios de apartamentos, veículos, pessoas, ruas e avenidas e como o trajeto foi longo, também longas e repetitivas foram as amostragens.
terça-feira, 5 de outubro de 2021
O ENCONTRO
Ainda estava escuro quando, adentrei na sala nesta madrugada, precisando acender as luzes e qual, foi a minha surpresa, lá estava ela, uma linda, silenciosa e esverdeada “esperança”, próxima da janela.
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
BENDITA PRIMAVERA
Minhas madrugadas são sempre espetaculares em qualquer estação do ano, mas quando a primavera chega, posso ir para a varanda e sentada no balanço, posso esperar os pássaros, especialmente o meu sabiá e juntos, saudarmos os amanheceres.
"SE VOCÊ FOR IDOSO", LEIA E SE FOR JOVEM, LEIA TAMBÉM, ASSIM QUEM SABE POSSAM ENTENDER OS OBJETIVOS REAIS DA CRIAÇÃO DESTA DATA.
01/10 – Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade: “A jornada para a igualdade”
O processo demográfico mundial passa por uma transição única e irreversível, resultando em mais populações idosas em todos os lugares. À medida em que as taxas de fertilidade diminuem, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais hoje deve triplicar, alcançando cerca de dois bilhões em 2050. Na maioria dos países, o número de pessoas acima dos 80 anos deve quadruplicar para quase 400 milhões.
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
AMOR...É COISA SÉRIA.
Acordei nesta manhã pensando no amor, talvez porque, ontem, fechei mais um dia escrevendo sobre este sentimento incrível que permeou a minha vida, as minhas relações e moldou as minhas posturas.
Há quem diga que viver o amor é pura sorte, como ganhar um bom prêmio na loteria, ledo engano de quem assim pensa, afinal, ao longo de minha vida, fui aprendendo que este poderoso sentimento é fruto de um cuidado e uma atenção contínua e que por ser muito delicado como uma suave borboleta, precisa ser protegido, amparado e permanentemente burilado, além é claro, de necessitar de liberdade e de quebra, ser admirado e exaltado.
ESPLENDIDO GOZO
De onde surgiu o meu improviso, não sei precisar, mas, com certeza, sempre foi a minha mais autêntica realidade, custando-me em algumas ocas...
-
Em respeito aos milhares de seguidores de minha página e especificamente das lives que posto no facebook, desde 19 de agosto de 2020, se...