quarta-feira, 3 de dezembro de 2025


 

FRIOZINHO NO ESTÔMAGO

...borboletas na mente, coração acelerado e todo o resto que uma paixão avassaladora é capaz de provocar em mim. Emoções que jamais deixarei de me permitir sentir, enquanto eu estiver viva e lúcida.

Ontem, tirei a tarde para passear com a minha filha. Entrámos e saímos de sei lá quantas lojas, e em cada uma delas lá estava um espelho a refletir-me. Em quase todos, parei para me admirar.

Sim, esmiuçando-me apaixonadamente, num reconhecimento gratificante por estar olhando para uma linda mulher que, independentemente da idade, se mantém plena, bem vestida, cheirosa e repleta de vida.


terça-feira, 2 de dezembro de 2025


 

A ELEGÂNCIA QUE ME FASCINA

...não está somente nas roupas das famosas grifes, nos lustres com seus mais finos cristais, que particularmente adoro, nas raras joias ou nas infinitas criações que o dinheiro pode comprar. Curiosamente, ela também pode ser encontrada num gesto, num olhar, numa ação de solidariedade para com o outro ou nas mais discretas e singelas posturas, mesmo silenciosas, oferecidas por pessoas especiais.

Gabo-me, sem constrangimentos, quando afirmo que, desde sempre, me tornei especialista em detectar as mais autênticas elegâncias, que geralmente são encontradas nos lugares menos prováveis, concedendo a essas pessoas um brilho ainda maior.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025


 

UTILIDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Estudar Filosofia vai muito além de decorar nomes e datas. Ao mergulhar nas diferentes teorias, percebi que o essencial é compreender como cada pensamento dialoga com o seu tempo e com o meu próprio “aqui e agora”. Assim, compreendi torna-se mais fecundo identificar quais ideias se aproximam verdadeiramente da compreensão humana e do seu processo natural de evolução.

Mais importante do que escolher um filósofo favorito é reconhecer que o conjunto da obra do pensamento humano oferece instrumentos amplos para compreender o nosso percurso, das regras criadas às emoções examinadas, das culturas formadas às condutas moldadas pelos grupos.


SEMPRE BONITA...

Estou aqui quietinha esperando uma torta que fiz acabar de gratinar e enquanto isso, penso no tempo, fazendo uma analogia da espera da conclusão do cozimento com o processo de aceitação da inevitável passagem do tempo.

Passagem que vai mostrando sua presença lenta e gradativa, através de uma inexorável perda da juventude, na maioria das vezes, muito pouco observada, distraída que estávamos com as mil e uma atividades que como imã, nos atraia e nos seduzia.