domingo, 1 de setembro de 2019

AQUI PENSANDO...



Falácias acadêmicas, bonitas de se ouvir ou ler, mas que na prática se perdem na desqualificação ou limitações de todas as ordens, daqueles que ministram os projetos.
Uma cidade para crescer, levando o seu povo a desenvolver o senso do pertencimento, precisa receber dos órgãos públicos, políticas sociais agregativas ao coletivo e não apenas para grupos selecionados, assim como concomitantemente, precisa receber meios concretos de subsistência física e emocional.
Exemplo, pois para que haja uma devida compreensão dos puxa-sacos de plantão e cegos no quesito bem comum, as vezes é preciso desenhar.
Uma comunidade precisa de ações como: Colégio, Posto de saúde, creche, projetos agregadores de conhecimento humano e social, assim como orientações in loco de estímulos a auto subsistência, mas ao mesmo tempo, precisa de eficiência nestes serviços ofertados sem interrupção de qualidade, além disso, precisa de mobilidade, afinal, numa cidade, onde o transporte é precário e antiquado, longe de ser chamado de popular, onde a lama, a poeira os esgotos a céu aberto e o mato e o lixo como parceiros do descaso, não estabelecerá jamais um crescimento sustentável.
É claro que é impossível que se estabeleça em todas as localidades em curto espaço de quatro, uma administração tão coesa e eficiente, mas com certeza, se houvesse um direcionamento com foco, certamente, o povo perceberia o passo a passo progressista e acreditaria que a vez dele também chegaria em algum momento daquela gestão e, seria o primeiro a reeleger conscientemente o administrador.
A autoestima, eleva o ser humano a buscar mais para sua vida e o descortina emocionalmente para novas perspectivas de presente e futuro.
Agora, postos de saúde sem quase tudo, escolas mais ou menos, creches reduzidas, cursos e aperfeiçoamentos limitados a poucos, com certeza é melhor que nada, mas o nada, realmente hoje, o povo apedreja, pois o mundo globalizado se por um lado fragiliza, por outro estimula através de milhares de exemplos que se coadunam com as buscas individuais.
Uma cidade bem cuidada nos seus quesitos básicos é e será sempre a casa mais segura de seus habitantes que, estimulados, buscarão sempre o melhor para si mesmos. Isso não é filosofia acadêmica de socialistas sustentados com o erário público, mas realidade constatável em inúmeras cidades deste país e do mundo, onde as falácias que mantém intocáveis os corporativismos, já não encontram lugar para se estalarem e onde a qualidade de vida de seus habitantes é pública e notória.
O intelecto de um ser humano para assimilar seus direitos e deveres, precisa que sua alma, seu estômago e seu coração, também estejam sendo nutridos. Não há estímulo para crianças e adolescentes irem a escola, cursos de aperfeiçoamento e até esportes libertadores, se para tal, diariamente, precisam pisar na lama, fugir dos ratos e cobras, num abandono desumano.
E não me venham falar do passado, pois o mesmo só foi vencido pelo presente, porque quem acredita e tem esperanças, só consegue olhar para a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEM PARA ESTERCO HÃO DE SERVIR...

A ruminação é o ato de regurgitar o bolo alimentar à boca, remastigando-o demoradamente, de modo a propiciar maior fragmentação das partícul...