domingo, 26 de outubro de 2025

SIRICOTICO

Nossa, me tirar da cama nesta manhã de domingo foi um processo demorado, bem aquém dos meus hábitos, já que fui, a vida inteira, uma prima-irmã das corujas e das galinhas: acostumada a acordar muito antes do dia amanhecer.

O que foi? Por que foi?

Não saberia explicar, além do fato de estar, mais uma vez, surpreendida. De uns anos para cá, venho sistematicamente quebrando hábitos e costumes. E, aí, dou graças a Deus por ter eliminado do meu temperamento afoito e passional os meus históricos siricoticos.


O fato se deu quando identifiquei que eles eram como trovões energéticos ocorrendo no meu interior, abrindo espaço para tempestades de granizo emocional que danificavam o meu todo de criatura humana.

Registrei essa descoberta em um ensaio literário e, pouco a pouco, comecei a aplicá-la nas minhas reações frente às ações alheias que me desagradavam.

Menino, acredite se quiser: a cada siricotico evitado, minhas reações também se transformavam. Uma atmosfera de equilíbrio, aquele mesmo que tanto estudei e propaguei, finalmente se apossava de mim.

Junto com o controle emocional, que abriu uma enorme janela na minha mente, vieram mudanças de hábitos que, confesso, ainda hoje me surpreendem.

A sensação é a de que me reeduco a cada amanhecer e, consequentemente, me sinto mais leve e mais apaixonada por mim.

Ontem à noite choveu por estas bandas, mas, surpreendentemente, não fez frio, sinal evidente de que a primavera, com seu sol ameno e gratificante, finalmente está chegando.

Bendita é a vida, mestra incansável que se alterna em sua rotina, mostrando-nos que também nós, devemos nos alternar nas nossas, sem que precisemos ser amostras vivas de tsunamis existenciais.

Regina Carvalho – 26.10.2025, Tubarão (SC)

Significado de "siricotico"

Impulso ou vontade: Refere-se a uma vontade repentina ou um impulso de fazer algo. 

Chilique ou ataque de nervos: É usado informalmente para descrever um momento de irritação intensa, um "ataque de nervos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário