...sem copiar absolutamente nada de alguém, mas inspirando-me no tudo de belo, nobre e justo de cada uma delas, fui do meu jeito, fazendo a vida acontecer.
Tudo me parecia tão fantástico que sequer considerava o que nada me impressionava e assim, fui arrebanhando momentos incríveis, afinal, fui induzida desde muito jovem a apreciar o belo e quem assim o faz, não perde momentos com o feio, seja lá de onde surja.
De tanto ouvir que a vida é curta e que é uma sucessão de momentos e que estes não poderiam ser desperdiçados, acabei compreendendo que a finitude é apenas um instante, sem dia e hora pra chegar.
Daí a minha urgência serena em não deixar passar batido meus sentimentos e emoções, afinal, se não houver um amanhã, nada ficará pendente entre mim e os demais, evitando as culpas, formadoras dos castigos íntimos, relativos aos remorsos do não feito e do não dito.
Portanto, quando penso em alguém querido que se foi, sinto apenas saudades do melhor que este, me ofereceu, mas principalmente, o melhor de mim que pude lhe oferecer.
E aí, acabei criando uma força motriz que impulsiona de forma literal o meu caminhar existencial, produzindo os benditos hormônios que atuaram como estimulantes a uma contínua sensação de bem-estar.
Não há formula mágica e nem o dinheiro pode comprar, tão somente a disciplina de aperfeiçoar o hábito de se sentir apaixonado por si mesmo a cada momento de cada dia.
Também descobri que a nossa natureza biológica, generosa e completa, nos fornece de forma gratuita um bendito conjunto de neurotransmissores e hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, como dopamina, responsável pela recompensa e motivação; serotonina, ligada ao humor e bem-estar, endorfina, um analgésico natural que causa euforia e alívio do estresse; e ocitocina, associada ao apego, prazer nas relações de qualquer natureza.
Evidente que ainda garota e mesmo no decorrer dos anos, eu não sabia que estava movimentando todos esses recursos pessoais, no entanto, dava certo e em time que está ganhando não se mexe.
Então, chegar na minha idade com vigor e prazer de estar vivendo sem intervenções de qualquer natureza, foi a forma que intuitivamente encontrei de não perder um momento sequer deste espetáculo que é a vida.
E esta maravilha chamada paz, tento repassar através dos meus textos.
Simples assim...
Regina Carvalho- 10.10. 2025 Tubarão SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário