O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo, os cristãos celebram a espera pela ressurreição de Jesus Cristo. É um dia de reflexão, oração e jejum.
Celebração do Sábado de Aleluia
Vigília Pascal A noite do Sábado de Aleluia é uma celebração solene em que a Igreja se reúne para meditar a paixão e a morte de Cristo
Círio Pascal Uma grande vela é acesa no fogo novo, simbolizando a Luz de Cristo
Malhação de Judas Representa a morte de Judas Iscariotes, discípulo que traiu Jesus Cristo
Orações Os fiéis se reúnem em constantes orações durante a madrugada
Jejum Em algumas tradições cristãs, o Sábado de Aleluia é um dia de jejum
O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa e antecede o Domingo de Páscoa, a festa mais importante do cristianismo.
A Igreja Católica recomenda aos fiéis que se abstenham dos prazeres da carne e sigam jejuando durante o sábado.
É um dia de luto pela morte de Jesus, mas também de esperança e expectativa pela sua ressurreição, que acontecerá no Domingo de Páscoa.
“O Círio Pascal é uma vela grande, de cera, que é acesa na Vigília Pascal (Sábado da Vigília) e permanece acesa durante o Tempo Pascal (da Páscoa ao Pentecostes) em igrejas cristãs ocidentais. É um símbolo de Cristo como a luz do mundo e da ressurreição”.
“Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus”.
Pesquisa- Regina Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário