quarta-feira, 2 de novembro de 2022

NOVEMBRO CHEGOU...

E com ele, muitas recordações de minha sempre saudosa Radio Tupinambá, afinal, pela primeira vez, uma destemida carioca, ousou utilizar as ondas sonoras de um meio de comunicação de uma cidadezinha pequena e tradicional, para falar sobre os cuidados que os homens deveriam ter com suas partes íntimas e por incrível que possa parecer aos moralistas sempre de plantão em momento algum, recebi pedradas ou algum tipo de pilheria a respeito e isso foi maravilhoso.

Ano a ano, em muitas ocasiões, independentemente de ser o mês de novembro, lembrei aos meus ouvintes os números alarmantes de doenças que o descuido na higiene de suas partes íntimas, acometia milhares deles, e no caso do câncer de próstata, infelizmente ao óbito.


Pois é, já não tenho as ondas do Rádio, todavia, tenho milhares de amigos e centenas de fiéis seguidores no facebook, portanto, cá estou para lembrá-los da importância crucial para o próprio bem-estar de ao tomarem banho, higienizar cuidadosamente suas partes íntimas, evitando deixar permacer acúmulos de seborreia entre as rugas da pele que reveste o pênis, afim de evitar qualquer tipo de doenças. 

Assim como após os 40 anos, irem anualmente a um urologista para se precaverem de doenças ainda em estágios iniciais.

Por que escrevo em detalhes sem que seja médica?

Provavelmente, porque eu goste demais de gente e gostaria de não as ver sofrendo por medo, constrangimento de irem a um médico para se  prevenirem para não terem que remediar. 

Hoje é um dia dedicado aos mortos, mas eu, como sempre, só me dedico a preservar a vida.

CÂNCER DE PRÓSTATA: Brasil teve 44 mortes por câncer de próstata por dia em 2021

Câncer de pênis

É um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. 

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. No mês de novembro, o novembro Azul, surgem campanhas de conscientização contra o câncer de próstata, o mais comum na população masculina, depois do câncer de pele não melanoma.

SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas do câncer de pênis são feridas a úlcera persistente. Além desses sintomas, podem aparecer, também:

• Tumoração na glande (cabeça do pênis);

• Tumoração na pele que cobre a cabeça do pênis;

• Tumoração no corpo do pênis;

• Secreção branca (esmegma);

• Aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.

No surgimento de qualquer um dessas manifestações clínicas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para evitar possíveis complicações.

Importante: Além da tumoração no pênis e das feridas, a presença de gânglios inguinais (ínguas na virilha) e/ou nódulos também devem ser observados, pois podem indicar metástase (quando o câncer se espalha para outras partes do corpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMPLES ASSIM...

Sou uma velha de 75 anos que só lamenta não ter tido aos 30/40 a paz e o equilíbrio que desfruto hoje. Sim é verdade que não tenho controle ...