domingo, 26 de março de 2017

VOCÊ SABIA?


Há exatamente três anos em março de 2014, os manguezais baianos receberam um milhão de caranguejos e que a Ilha dos Frades recebeu 40% deste total e o restante foi para Santo Amaro. Este programa fez parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do caranguejo-Uçá, (Puçá ) realizado pela Bahia Pesca.
Justo porque é reconhecido que os manguezais são ecossistemas complexos e também um dos mais produtivos do planeta, por ser considerado um ecossistema costeiro, característico das regiões tropicais e subtropicais.
 E estas riquezas biológicas são grandes berçários naturais, tanto para suas próprias espécies, como para os peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras, nem que seja uma única vez em suas vidas.
No Brasil existem 25.000 km² de manguezais, distribuídos do Amapá até Laguna em Santa Catarina, representando com sua fauna uma importante fonte de alimentos e renda para os moradores de seus entornos.
Portanto, torna-se necessário preservar os peixes, moluscos e crustáceos, pois representam fontes de proteína animal de alto valor nutricional.
Os mangues são os berçários, criadouros e abrigos para várias espécies da fauna aquática e terrestre, representando 95% do alimento que o homem captura no mar, além de que sua vegetação estabiliza as costas, impedindo a erosão, assim como suas raízes são como filtros na retenção de sedimentos.
Cada manguezal é um banco genético natural que serve para a regeneração de áreas degradadas.
Como é possível observar, cada manguezal é um tesouro a céu aberto que precisa ser preservado pelas pessoas que moram ao seu redor, evitando assim impactos ambientais desastrosos com o desmatamento, aterro, lançamento de esgoto, depósito de lixo, queimadas, dragagens, construção de mananciais e pesca predatória.
Todavia, também faz parte da sua preservação a sua devida utilização através do cultivo de ostras, cultivo de plantas ornamentais, como as bromélias e orquídeas, criação de abelhas para a produção de mel, pesca de subsistência, além de ser um cenário belíssimo para o desenvolvimento de atividades turísticas e educacionais.

SEJA PARCEIRO DA VIDA

CADA CIDADÃO PRECISA SER UM CUIDADOR ZELOSO DO MANGUE DO QUAL RETIRA A SUA SUBSISTÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOROGODÓ e o tudo de bom...

Abro os olhos e algo assoprou em meus ouvidos BOROGODÓ e aí, como sei o que significa, questiono-me, afinal, como pensar nesta síntese absol...