sexta-feira, 21 de maio de 2010

Silêncio Submisso

Pois é…, mais uma semana está chegando ao fim e novamente o ritual burocrático que envolve interesses de cachorros pra lá de grandes continua o mesmo e nós, Zé Povinho sem eira nem beira, abestalhados contumazes, permanecemos como aquele boboca antigo personagem de programa humorístico, que só sabia dizer: ah!… é, que coisa hein?!

Esta história que que permeou os últimos dias e que deu pano prá manga, tanto para um lado como para o outro, envolvendo as lanchas de Mar Grande, ou melhor, a descontinuidade da travessia Comércio/Mar Grande/Comércio, bem que poderia ser encaixada em qualquer das novelas da Globo, nos núcleos das maracutaias, que aliás fazem enorme sucesso, porque, cá pra nós, não há nada mais sedutor que bandido de colarinho branco tomando scoth e champagne de primeira, circulando de jatinho e nos oferecendo suntuosas bananas, que ingênua ou idiotamente recebemos, alguns até agradecendo e encontrando inclusive justificativas para as seguidas más digestões que as mesmas certamente provocam.

Tudo tinha sido armado no calado e debaixo de muitas negociações, onde certamente somente nós sairíamos no prejuízo, sem que tivesse havido um só grito de defesa a nosso favor. E aí, penso que de nada vale se ter tanta gente assalariada se dizendo defensora do povo, pois quando os cachorros grandes resolvem se alimentar, reservam sempre alguns restos de seus banquetes para os urubus oficiais, ficando nós, os eternos bobalhões, a chupar os dedos.

Admiro a persistência de pessoas como Lenise Ferreira, que coloca a boca no trombone, afinal seu barulho no mínimo atrasa o servir do banquete, mas como uma velha também prá lá de vivida, sei que este manjar a TWB não vai deixar de degustar, aliás ela e todos que com ela irão se fartar.

É tudo uma questão de tempo e trâmites administrativos e judiciais, não é mesmo?

Quem é que já não viu este filme em outras situações? Pois é… enquanto isto, os meninos espertos tratam de trazer à mesa do lauto banquete aqueles mais aparentemente prejudicados, oferecendo a eles um pedacinho do filé, no que se darão por satisfeitos, afinal para quem iria perder para sempre a comidinha certa, ficar com a sobremesa é quase um prêmio, levando-se em conta que por cinqüenta anos, mais ou menos, nada fizeram de criativo, sequer jamais se uniram até mesmo para ganhar jantares melhores, preferindo a acomodação do arroz com feijão .

Penso, então, que o desconhecimento dos fatos que ocorrem nos gabinetes não é somente prerrogativa de nosso Presidente Lula, parecendo-me praga que contaminou a todo e qualquer líder, afinal eles nunca sabem de nada sujo que acontece à sua volta. Não é Governador? Não é mesmo Senhores Prefeitos e Vereadores?

Se alterar todo um meio de transporte de milhares de pessoas, prejudicar seriamente o comércio de uma localidade de um dia para o outro, sem considerar o custo-benefício que isto trará ao povo não for uma questão séria para se lutar, não sei mais prá que servem tantos políticos, burocratas e puxa-sacos.

Cala boca velha chata, enquanto você e as Lenises da vida se decabelam em denúncias e na luta diária em prol da defesa dos direitos dos cidadãos, os mais interessados, que é o próprio povo, alimentam os urubús, oferecendo a eles a carniça do silêncio submisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE E VOLTA

A vida é energia pura e incessante e nós, não só somos parte desta, como dela dependemos para medirmos a qualidade de nossas existências ter...