segunda-feira, 17 de maio de 2010

ACORDEM … MENINOS !!!!!

Semana passada meu marido e eu comparecemos a uma reunião à noite em Conceição, onde o Prefeito Magno e sua equipe de governo iria, como já havia realizado em outras localidades de Vera Cruz em 2009, fazer uma prestação de contas de suas atividades, assim como ouvir os líderes comunitários em suas reivindicações.

Apesar de não termos sido oficialmente convidados, comparecemos certos de que obteríamos informações valiosas a respeito não só daquela comunidade como um perfil mais atualizado das ações da atual gestão.

Portanto, estávamos na qualidade de jornalistas e, como tal, permanecemos atônitos, diante do quadro de desrespeito que se figurou alí, cara-a-cara, sem que houvesse um só assessor que intervisse a fim de coordenar as manifestações truculentas de cidadãos visivelmente insatisfeitos, que não pouparam franquezas e injúrias à autoridade maior do município.

Infelizmente, o Prefeito Magno se viu sozinho e fatalmente cometeu o erro primário de desconsiderar uma platéia que comentava em voz alta, por todo o tempo, suas explanações em explicita afronta, que culminou com perguntas prá lá de diretas, desafiadoras e seguidas de acusações sérias, além de extremamente ofensivas, situação que não poderia ocorrer em hora alguma e muito menos em uma reunião com objetivos determinados e devidamente antecipada através de visitas de assessores à comunidade.

Em dado momento, apesar de já termos vivenciado situações bem mais violentas, em respeito à pessoa do Sr. Prefeito e sua esposa, sentímo-nos na obrigação de nos retirar, visto que a conotação de haver jornalistas presentes poderia de alguma forma estimular uma continuidade que nos pareceu absolutamente desnecessária e constrangedora.

Deixo aqui, o nosso registro de tristeza, pois cremos que em lugares tão pequenos, onde as pessoas em sua maioria se conhecem desde sempre, deveria haver mais respeito mútuo. Diferenças ideológicas são saudáveis, erros podem e devem ser discutidos e saneados, mas quando o bom senso, assim como o espírito interativo se perde, é sinal de que algo não está legal e que o equilíbrio da convivência precisa ser reavaliado.

Que doravante, a assessoria esteja mais atenta, pois cenas de baixaria precisam ser evitadas, até porque desgastam e comprometem imagens e ações, além de serem estímulos para outras interferências no futuro. Talvez, seja necessário uma revisão postural em relação às prestações de contas, pois o que se observou foi uma comunidade incrédula por se sentir pouco assistida, nada ouvida e muito menos lembrada por menor que fosse a ação.

Existem alguns refrões repetidos inúmeras vezes que só se enquadram e fazem sucesso falados pelos então candidatos, quando em tempos de campanha eleitoral, fora isto, podem soar como desrespeito às necessidades que para a comunidade que os ouve, quase 2 anos depois de eleito, podem soar até como uma afronta ou pouco caso.

Assessoria é coisa séria que não pode ser desconsiderada e muito menos improvisada. Bem que explica o ditado popular, CADA MACACO NO SEU GALHO, mas e daí, não é mesmo?!

O nosso presidente LULA, grande professor nesta área, bem o sabe e, portanto, não economiza e tão pouco mistura conhecimentos, pois aprendeu com suas gloriosas derrotas que imagem é imagem, faz miséria e até leva à miséria.

Paga-se, então, solenes micos que podem custar uma reeleição.

É preciso que se tenha cuidado com a força cegante que o otimismo em demasia do poder ou a inerência da arrogância, podem ter em relação à prudência, pois eu e você também já vimos este filme acontecer aqui ou alí, onde o bom senso foi sufocado por “n” razões totalmente sem a menor objetividade.

As eleições de 2008 apresentaram, ao nosso ver, o resultado exato do que acabamos de afirmar.

É preciso que os políticos acordem para uma realidade indiscutível, que é a conscientização que mesmo lentamente as pessoas estão aprendendo a ter de seus direitos e deveres. Não está dando mais para, por todo o tempo, manter-se o povo isolado, ouvindo tão somente o que os políticos creem que precisam ouvir. O tempo das vaquinhas de presépio já vem se acabando, devagar, bem devagarinho, mas surpreendente, como ocorreu em Conceição, na semana passada.

Que coisa, heim?!

Entretanto, no afã de se verem vencedores, os eleitos de qualquer esfera administrativa cometem o erro cruel de não analizar os erros dos perdedores e logo, bem no comecinho de suas gestões, cometem os mesmos erros dos derrotados, em um ciclo vicioso dificil até mesmo de se compreender.

ACORDEM … MENINOS!!!!

Pois o povo lá vai também acordando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIBERDADE DE EXPESSÃO OU MOLEQUEIRA?

Para quem está neste ramo das comunicações a mais de meio século, posso garantir que esta expressão tão largamente difundida, defendida e re...