domingo, 28 de junho de 2026

O QUE É SER LIVRE?

Acordei nesta manhã quase congelada, mas com o coração aquecido pela gratidão. O universo me agraciou novamente com a bendita inspiração. Depois de uma semana escavando a mente em busca de ideias, cá estou. Como diz o ditado: não há bem que sempre dure, tão pouco mal que não se acabe.

A palavra LIBERDADE acordou impressa em letras garrafais no meu inconsciente, pedindo passagem para se expressar. 

Mas precisava de todo esse trololó, Regininha?

Xô, sentimento de culpa ou de inferioridade que insiste em me perseguir! 


Provavelmente um pouco dos dois, já que eles caminham juntos, sufocando a liberdade que precisamos para refletir sobre nossas escolhas e saborear a vida.

No mundo de hoje, cheio de promessas de felicidade enlatada, as pessoas se sentem cada vez mais incapazes. A gente se compara com o vizinho, acha o outro mais talentoso e cai na armadilha da incompetência e aí, de tão focados em atingir o ideal, esquecemos de aplaudir nossas próprias conquista.

O sistema é um chacal à espreita, pronto para fisgar qualquer distraído com propostas sedutoras. É preciso ser um titã para não cair em tentação.

Eu, que não sou boba nem nada, confesso que às vezes caio, quando dou uma voltinha no shopping, sempre de braços dados com minha filha, nos iludimos achando que somos as abastadas e sucumbimos às vitrines. Minutos depois, a culpa vem e sufoca aquela falsa sensação de liberdade da Regininha sem limites do passado.

Com o tempo, a gente aprende que aquilo não era liberdade, era só cópia.

Hoje, com o aliado tempo, muito perdão pessoal e os pés fincados na lógica, aprendi a ser resiliente com as minhas fraquezas. Vou trabalhando cada confusão de valores. Se eu escorregar na vaidade, logo me perdoo e elimino o remorso.

Existir também é isso: ser fisgado, vez ou outra, pelas peças que a nossa mente nos prega.

Regina Carvalho- 27.6.2026 Pedras Grandes SC

Ilustração -IA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É SER LIVRE?

Acordei nesta manhã quase congelada, mas com o coração aquecido pela gratidão. O universo me agraciou novamente com a bendita inspiração. De...