sexta-feira, 30 de maio de 2025

AUTO CONHECIMENTO

Deitei, mas o peito chiava como o som de uma locomotiva, seguida de uma tosse constante o que definitivamente me fez desistir de pelo menos, tentar dormir, até porquê, minha mente insistia em trazer à tona as razões que me fizeram no segundo semestre de 1999, começar a escrever “Luz nas Trevas”, onde um gatilho impulsionador em minha mente, me levou a catalogar cada uma de minhas ações e consequentes reações, dia após dia, num trabalho de registros contínuos que incorporei há tantas outras tarefas do meu cotidiano.

Nessa época com aproximadamente 50 anos e totalmente robotizada com as doses cada vez maiores de Lexotan e a mente e os pulmões embaçados pelas fumaças dos dois maços de cigarros Minister, percebi que precisava me salvar, resgatando aquela jovem repleta de amor a vida que foi se perdendo ao longo da caminhada, afinal, viver não poderia ser apenas aquilo, pois, sentia que poderia fazer mais e desta vez, apenas para mim, sem pensar em mais nada ou alguém.


quinta-feira, 29 de maio de 2025

ÚNICA VERDADE...

Às vezes, como neste instante, escutando Beegie Adair - The Good Life: A Jazz Piano Tribute to Tony Bennett ,enquanto, mais uma deliciosa manhã  Itaparicana desabrocha ao som dos sempre presentes pássaros e assim, cá estou neste paraíso, pensando no quanto, já escrevi ao longo de minha vida e no quanto, este habito em infindáveis momentos , serviu-me de precioso amparo, afinal, manteve-me umbilicalmente, ligada a minha realidade, não me permitindo escapulir para os sempre possíveis e nebulosos caminhos, onde a solidão, o medo e as decepções, tentam se refugiar, a contrário, cada letra escrita ou digitada, trouxeram as benditas asas de pássaros e borboletas, cujos  passeios sempre tiveram um destino seguro na ida e na volta.


CAFONA, SIM SENHOR...

Desde sempre gostei dos boleros que mesmo na minha adolescência já eram considerados um tanto cafonas, mas e daí, esse gênero de música sempre estimulou este meu lado romântico, utópico, remetendo-me a tórridas paixões e consequentemente, mantendo em mim, esse sentimento gostoso, essa sensualidade como imprescindível em minha própria vida e aí, como também sempre fui muito curiosa, em algumas ocasiões, paguei para ver se era possível, sobreviver as tantas emoções que uma grande paixão seria capaz de despertar e sobreviver em mim.

E aí, hoje diante de minha própria sobrevivência, serenamente posso constatar que para quem ousou escrever “Jesus e Eu,”na ousadia de expor-se ao ponto de em muitos capítulos se crer enlouquecida com as pessoais interpretações, testar em si paixões, foram apenas, laboratórios de testes e aperfeiçoamentos sensoriais, onde cada emoção sentida, foi laboriosamente dissecada na busca tenaz de tão somente, conhecer a bendita essência e sua resistência existencial.


quarta-feira, 28 de maio de 2025

VIVER É TROCAR

Hoje, amanheci com a figura de um beija-flor, silencioso e leve em minha mente, levando-me a pensar o quanto, a bendita natureza se mostra por todo o tempo, como uma mestra educadora e uma mãe consoladora.

Educadora, porque através de seus incessantes movimentos, nos ensina a coordenar os nossos próprios e assim, nos ajudando em nossas caminhadas existenciais como um guia incansável que traz consigo, infinitos exemplos, afim de que, possamos ter parâmetros diferenciados.


terça-feira, 27 de maio de 2025

TU ME SONDAS...

Eu sei que me sondas, até mesmo enquanto durmo...

Acordei pensando em Deus, o que não é nenhuma novidade, afinal, meus amanheceres são sempre observando e exaltando a natureza, expressão viva da presença do criador.

E aí, penso no quanto vazio deve ser um ser humano, sem tê-lo como parceiro de vida.

Sem Deus, não há fé e sem fé, não há esperança e sem esperança, não há liberdade e sequer amor.

Que nesta terça-feira, a dois passos do início dos festejos juninos, consigamos refletir, buscando em nós, uma centelha da humanidade que ao longo dos nossos caminhos vivenciais, foram se dispersando em meio as pressões sistêmicas ou se nublando com as nuvens das dúvidas, das perdas e das dores íntimas, para que possamos começar um novo e surpreendente capítulo de nossas histórias pessoais, onde tudo pode faltar, menos o respeito a nós e a vida em suas variadas expressões.

Afinal, em cada uma delas, lá está aquele bendito Deus, sondando-nos, promovendo as nossas reais necessidades...

BOM DIA, brindando a vida!



sexta-feira, 23 de maio de 2025

APENAS UMA LÁGRIMA...

Neste quase final de ano, egoisticamente penso em meu caminhar de vida e me esforço para aceitar harmoniosamente as infinitas perdas de instantes, sem permitir qualquer manifestação de arrependimentos, apenas, deixo escoar um lamento, afinal, viver  é uma tarefa de aprendizado constante e, enquanto somos jovens, nem sempre somos capazes de discernir com a devida clareza as nossas emoções, oferecendo a cada uma, sua real dimensão e aí, perde-se infinitos momentos que poderiam ser absolutamente perfeitos na completude que a existência humana tem e pode oferecer a si.

Sem querer, uma teimosa lágrima escorrega solitária em meu rosto e deita-se nos meus lábios que sorri, apaziguando o que poderia se transformar em cascatas de culpas e castigos.

O tempo passou e cá estou, bebendo lágrimas e transformando-as em benditas recordações que ampliaram e suavizaram meu trajeto, acendendo as luzes da certeza absoluta de que tudo se resume em vida e não há nada mais importante para se considerar.

Texto escrito em dezembro de 2021



A VDA É, COMO ELA É...

A vida é bela, mas também complexa, cabendo-nos percorre-la suavemente, admirando as flores, tendo cuidado ao tocá-las, pois, podem conter espinhos como forma de proteção, assim como devemos pisar leve para que nossas pegadas, não firam o solo que nos abriga. 

A vida pode se tornar dura, cansativa, pesada se não formos poetas suficientes para dela sorvermos o melhor que sempre existe, não esquecendo jamais que também é breve.

Apaixonada pela vida e sabedora desta realidade imutável, me fiz poeta...

Parte de um texto escrito em agosto de 2021

Regina Carvalho- 2025 Itaparica



terça-feira, 20 de maio de 2025

SOZINHA... EU?

O forte vento marinho, associado a uma chuvinha fina da qual, não fugi no tempo certo, no último domingo, finalmente me derrubou ontem, acamando-me com uma forte gripe e a ela venho resistindo com chás, saudável alimentação, alguns poucos remedinhos, tudinho através do carinho de minha vizinha e amiga de longos anos, Reinalice e, portanto, por estas e milhares de outras atenções, serei sempre, absolutamente grata.

Conviver, provavelmente seja a mais difícil das tarefas humanas, requerendo das pessoas envolvidas, um grau de desprendimento pessoal muito elevado e para tal, exige, uma não menor humildade em reconhecer a própria fragilidade e da importância da existência do outro, afim de lhe ser útil a qualquer instante, onde nada tem mais valor agregativo do que, saber-se ter com quem contar, assim, como estar sempre pronto, quando, os papeis se inverterem.


segunda-feira, 19 de maio de 2025

VISÃO DISTORCIDA DE SI...

Pensando em mim e na forma como me apresento ao mundo, ou seja, mais arredia, discreta e quase sempre silenciosa, mas incisiva com doses cavalares de ponderações lógicas quando, inquirida ou diante do imponderável, geralmente, choco a maioria, já que não se cultiva na “mente social” e consequentemente, na de cada pessoa, a franqueza honesta, a coesão inteligente, a análise respeitosa do diferente, a constatação do contrário ao bem comum.

Penso então, que viver e conviver são como refeições cotidianas, onde num só prato, são colocados alimentos diferenciados em cores, texturas, aromas e origens, mas que juntas, criam um sabor unificado e, geralmente saboroso, mesmo que à primeira vista se mostre como uma miscelânia.


domingo, 18 de maio de 2025

SABOREANDO O MEU CAJU

Ontem, fui dormir entristecida e assim, acordei nesta manhã de domingo, afinal, perder um texto, depois de pronto, nas raras vezes que aconteceu, causou-me a sensação de ter perdido um pedacinho do que tenho de mais real e autêntico em minha vida que são as minhas emoções.

Enquanto, os escritores se preocupam com acentuações, virgulas, concordâncias e o tudo mais para apresentarem uma obra dentro dos padrões literários, eu apenas escrevo, deixando fluir meus sentimentos, ciente de que como escrevinhadora  sem eira e nem beira, tudo que possuo de real e concreto desde sempre, foi o meu senso observador, cercado por todos os lados de amor, cuja essência, independentemente de minha vontade, tem em sua constituição a lógica.


sábado, 17 de maio de 2025

RETÓRICA POPULISTA- Escudo dos oportunistas

Penso que num cenário político cada vez mais polarizado, os discursos populistas têm encontrado terreno fértil para prosperar, principalmente em locais de baixa escolaridade e de carências abusivas à dignidade dos cidadãos. Esta é uma das estratégias mais comuns entre os líderes com desempenhos questionáveis, que tem sido desviar o foco das suas próprias falhas, através de ataques sistemáticos aos adversários ou aos jornalistas e comunicadores. Em vez de responderem ao povo, quando questionados a respeito de licitações duvidosas, empresas fantasmas, serviços urbanos pífios e condutas inadequadas em relação aos gastos públicos, blindam-se através do constante silêncio ou nos ataques inflamados, geralmente nos palanques festivos, deixando por baixo do tapete das ignomínias, as possíveis e  concretas soluções às dificuldades enfrentadas pelo povo no seu dia a dia, num desrespeito colorido e disfarçado com festas e bandeirolas, optando por transformar o debate público num campo de batalha retórico.


quinta-feira, 15 de maio de 2025

SONHOS E ESPERANÇAS

São sete e meia desta manhã bendita de outono, onde já fiz inúmeras atividades e ainda tenho outras tantas pela frente e isso, é simplesmente maravilhoso, afinal, Regininha está viva e repleta de energias e amor, então, o que mais posso querer, mas aí, há de ter sempre alguém para dizer ser impossível essa afirmação, neste mundo a cada dia mais confuso, criando pessoas sem empatia, ruas abandonadas pelo poder púbico, como a minha ou com um salário a cada mês, tendo o seu valor de compra diminuído.

Sim, verdade, todavia, é o que tenho por agora, portanto, de que me adiantaria sofrer de braços cruzados ou ir à luta reclamando, se posso transformar meu olhar para a minha realidade, dar de ombros e seguir adiante sorrindo e assim, atraindo todas as vibrações amorosamente agregadoras que com certeza me rondam, só esperando para penetrarem em mim, então, por que daria chance para as vampirescas, já que disponho desta arma poderosa que é a minha capacidade de luta e superação? 


quarta-feira, 14 de maio de 2025

MARGENS SEGURAS

“Quão diferentes nós somos e como somos afins” ...

Esta foi a frase que li em minha mente, tão logo despertei e como de hábito, beberiquei meu pingado, enquanto, lia as preciosas mensagens e dentre elas, algumas de homens maravilhosos que sempre encontram um poema, musica ou palavra de carinho para oferecer a esta senhora que há cinco anos caminha, sem a presença das margens de seu Roberto, que afinal, eram as constantes margens contentoras que me garantiram absoluta liberdade às minhas transformações que foram muitas, nem sempre suaves, nem sempre tranquilas.

Fazer, o quê...


terça-feira, 13 de maio de 2025

FABULOSO BOM DIA!!!

Chove incansavelmente desde ontem à noite, encharcando o gramado, acinzentando o céu, mas ainda posso escutar os pássaros cantando ou conversando entre eles, escondidos nos beirais dos telhados ou entre os poderosos galhos da mangueira, guarnecidos pelas vastas folhas, abrigos seguros da natureza. 

Ouço-os ao longe, enquanto, divido meus ouvidos, já não tão absolutos, com a fascinante Ave Maria de Schubert, sublimemente apresentada por um espetacular piano solo e por uma graciosa soprano, com o poder absoluto de adoçar a minha alma e por extensão a mente, ambas harmonizando meu corpo, o que me leva a pensar, que mesmo sentadinha escrevendo estas sensações, posso quando desejar, alçar voos incríveis e assim, me sentindo, respiro fundo e agradeço a Deus, pelo tudo de bom que recebi ao longo de minha vida que sem poupar, derramou em mim o senso da Divina capacidade da grata adaptação, não por inercia, mas pela capacidade em privilegiar sentimentos, tanto no receber, quanto, no oferecer.


segunda-feira, 12 de maio de 2025

SIMPATIA É QUASE AMOR?

Ontem, voltando para casa com Elon e Tereza, depois, de um dia simplesmente esplendido na casa do Dr. Ismar Vilas Boas, conversávamos sobre o quanto, é inexplicável as atrações profundas de amizade que transcendem a qualquer artificio de trocas de interesses, que não estejam umbilicalmente ligados ao simples fato de gostarmos de alguém, mais que da maioria das pessoas, com as quais nos relacionamos.

Nada é mais importante que zelarmos por esta amizade que pode vez por outra, até se estranhar, mas jamais trair, ferir ou magoar.

Numa atração verdadeiramente autentica de amizade, onde não há qualquer discriminação, cobranças ou subterfúgios, tudo é claro e transparente.


domingo, 11 de maio de 2025

MÃES

...que antes de mais nada, são mulheres que geralmente, não sabem como começar e muito menos, como devem agir no percurso de suas novas tarefas.

De repente, da expectativa festiva de estar gerando em seu ventre ou tão somente, no seu coração um lindo serzinho,  a realidade palpável se apresenta, repleta de necessidades, restando a cada uma delas, ler livros, ouvir parentes e amigas, perguntar constrangida ao terapeuta, sem esquecer de Deus, numa saga de dúvidas, fracassos e vitórias. 


sexta-feira, 9 de maio de 2025

EVOLUÇÃO DO PAPA LEÃO XIV


 

“RAPOSAS DOS TRÓPICOS”

Acabo de ler um artigo sobre uma frase que foi publicada pela PM e que é atribuída a um general nazista e aí, cabeça foi feita pra pensar, e como sou uma chata que insiste em analisar questões sociais e humanas, imediatamente me chama à atenção, o número de intercessões condenatórias dos defensores dos direitos humanos, historiadores e internautas, como alias, sempre acontece, quando há, qualquer possibilidade da presença dos holofotes hipócritas sempre prontos a ilumina-los, o que em nada ou quase nada, tem favorecido em termos de melhorias estruturais ao povo brasileiro, que sem parâmetros exitosos para os seus reais direitos constitucionais, há muito vem assimilando a meia boca, oferecida com o invólucro colorido de políticas sociais, como bênçãos institucionais.


quinta-feira, 8 de maio de 2025

ESTADO DE POESIA

Incrível é o estado de poesia quando, adentra em nós, dominando todo o nosso ser, transformando-nos em apenas, seres serenos, onde o tudo bem é a única regra dominante em tudo que venhamos a pensar e realizar.

Bom demais da conta, quando percebemos que a ansiedade passa a ser tão somente, uma expectativa mais aguçada e não mais um tormento que aperta o peito e faz nublar o céu que existe em nós, afinal, de tão poderosamente forte, empana o conseguido, justo, porque nada, absolutamente nunca, será capaz de corresponder a contento a tudo que idealizamos enquanto, ansiosos.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

O FILME É VELHO, MESMO QUE O CINEMA E A PLATEIA SEJAM NOVOS...

A chuva está dando uma trégua em nossa linda Itaparica o que eu, e a maioria da população, damos graças a Deus, mas até quando, já que talvez, à noite volte a chover, segundo a previsão meteorológica e ai, começará tudo outra vez, piorando ainda mais o estado já destruído das ruas e ladeiras.

Enquanto escrevo, meço palavras, para não perder o rumo das minhas intenções, já que não quero queimar nenhum Judas, simplesmente, focar-me no que acredito ser uma lógica administrativa, existindo comprometimento político, seriedade de propósitos e honestidade quanto, ao erário arrecadado e seu destino, fatiando-o a partir do bem estar de cada cidadão, seja na  educação, saúde, transporte, Higiene pública, reservas de caixa para as imprevisibilidades, assim, como para as promoções culturais interativas, como áreas de lazer e festas tradicionais do calendário da cidade, além da devida parcela para o complemento Municipal devido às políticas Públicas, que são um amparo complementar ao cidadão e que não podem atrasar ou faltar, sob qualquer justificativa, inclusive, com reservas necessárias para fazer frente em caso de atraso dos governos estadual e Federal.


QUE MARAVILHA

...depois de dias banhados pela chuva intermitente, poder acordar com os pássaros ainda pela madrugada, eufóricos, me leva a pensar que talvez, esta venha a ser uma manhã iluminada pelo bendito sol.

Saudades de seu calor, fazendo suar o meu corpo...

Olho para o horizonte e lembro daquelas manhãs cariocas em que rogava a Deus que o sol aparecesse para eu poder ir à praia, pura infantilidade em achar que Deus, não tinha o que fazer e estava a minha disposição, pelo menos, este era o argumento de minha mãe, nas vezes em que me viu debruçada no peitoril de alguma janela olhando para o céu,  suplicando a sua intervenção, tudo muito teatral, bem ao meu estilo que, de vez em quando, dava certo e então, orgulhosamente sorrido, respondia; viu mãe, Deus gosta de mim!


segunda-feira, 5 de maio de 2025

“CONHECERES A VERDADE E ELA TE LIBERTARÁ”, João - 8.32

...mensagem bíblica curta e absolutamente precisa que chamou minha atenção em especial, quando, há exatamente 22 anos, ganhei de presente um exemplar do amigo e vizinho Américo Pereira dos Santos, que possuo e me inspira até o momento e que percebi, conter um vasto aprendizado se a trouxesse para o meu cotidiano.

Comparei-a com a mensagem de São Francisco de Assis, que até então, era uma espécie de mestre orientador de minha mente, perigosamente irreverente e questionadora que em tudo, precisava buscar a lógica do próprio entendimento, não por arrogância, mas por uma necessidade visceral em tão somente, compreender um pouco mais realisticamente, tudo que a mim fosse apresentado, o que, causou-me desde a mais tenra idade, infinitos problemas que certamente, trouxeram-me dificuldades de todas as ordens, mas que também trouxeram-me uma forte resistência, como proteção em relação a ética pessoal em ser e vivenciar a vida, exatamente como a via e a sentia em toda a sua grandiosa complexidade.


domingo, 4 de maio de 2025

Love Me Tender

Neste amanhecer, ouvindo Elvis Presley em especial esta belíssima canção, escrita com sensibilidade, desenhando em palavras e notas musicais, exatamente como deveriam ser, não só os romances, mas o convívio humano e sua atenção ao tudo mais.

É tão mais fácil o convívio harmonioso, deixando escoar de cada pessoa, o seu melhor em pequenas atitudes que solidificam a paz, a confiança, o carinho, as afeições e principalmente o respeito.

Se ao cuidarmos de um jardim, um canteiro ou apenas um plantinha num singelo vaso, cada qual, nos devolve em belas texturas, deliciosos perfumes e até, em sabores únicos, o que dirá o ser humano, capacitado com espírito e alma?


A ÓPERA POP DE LADY GAGA

Ontem à noite, até, tentei assistir ao show completo de Lady Gaga, mas meus olhinhos, simplesmente se recusaram em permanecerem abertos, o que lamento, pois, perdi o terceiro e derradeiro ato.

Inegável a beleza e completude cênica dessa preciosa artista, assim, como a espetacular produção de imagens, luzes, cores, movimentos coreógrafos, oferecendo ao público um nível avançado de tecnologia associado ao bom gosto, compatível a beleza da orla de Copacabana e a um Rio de Janeiro, eternamente fantástico.


sábado, 3 de maio de 2025

HOJE, APENAS VOYEUR...

Quando, como agora, o ventinho frio chega em nosso paraíso Itaparicano, não sei você, mas logo eu me agasalho, sentindo o prazer em resistir as investidas repentinas do tempo que atrevidamente, usa e abusa, querendo me arrastar para a sua orgia de prazeres.

Todavia, prefiro ser um voyeur, optando em resistir a tentação de a ele, me entregar sem outras maiores resistências, já que bem conheço as delícias em permanecer enlaçada pelos seus carinhos.

Apesar de querer e poder, sinto que não devo, afinal, há um tempo pra tudo nesta deslumbrante vida eu, não quero correr o risco de me resfriar, pois, me conheço e sei bem da minha falta de limites, quando a questão, envolve entregar-me a ela.

Como limitar minha paixão, se sou uma escorpiana, cujos sentidos, desde sempre foram apaixonados pela exibida e atrativa natureza?


sexta-feira, 2 de maio de 2025

A BEM DA VERDADE

...são vinte e três anos de vivência em Itaparica. Lembro-me que ficamos encantados com a beleza geográfica e com o bucólico que oferecia a ela, aquele espírito de exclusivo, reservado há poucos privilegiados.

Ao nos banhar nas mágicas águas mornas de Ponta de Areia, a decisão foi unânime em assentarmos nossos corpos e nossas almas, neste paraíso terreno, como forma de brinde especial a uma vida de lutas constantes e de prazeres inenarráveis de amor à vida.

De lá para cá, dia após dia, nosso relacionamento amoroso, foi se transformando em senso de pertencimento e hoje, de tão consolidado, sequer lembro que originalmente, não sou daqui.


quinta-feira, 1 de maio de 2025

ABRE ALAS PARA A VIDA

São sete horas desta manhã por enquanto, ainda acinzentada e com poucos pássaros desenhando com seus voos relativamente baixos, o espaço entre uma árvore e outra, enquanto, através da janela os aprecio e ouço um concerto de clássicos com solo de um esplendoroso violino, sentindo-me um pouco apática, mesmo tentando organizar em minha mente, as tarefas a serem cumpridas e, então, lembro que é feriado nacional e que o comércio em sua maioria, deve estar fechado.

Dou uma breve pausa na escrita e sei lá porquê, lembro que comecei a fumar cigarros aos 17 anos, afinal, era moda entre as jovens e eu, precisava ser descolada como eles e também, porque, depois, que provei, gostei.


Acordei cedo

...antes do dia clarear, e li um artigo que me tocou fundo por ser uma crítica sensível aos preconceitos que, mesmo disfarçados, continuam a...