Acordei agorinha e sequer ouvi o sabiá cantando pela madrugada, mas será que cantou ou eu é que ferrada no sono não ouvi, no entanto, quando fui a abrir a janela da cozinha, lá estava ele se exibindo, lindo e majestoso como sempre.
Pensei então que assim somos nós criaturinhas humanas muito cansadas ao ponto de nos deitarmos e simplesmente apagarmos ou o que é desesperador, caçar um sono que parece nunca chegar.
Desconheço a falta de sono, mas são poucas as pessoas que se dispõem a estarem de pé logo pelas madrugadas, fazendo delas fortes aliadas para cultivarem juntinhas, um campo fértil de imaginações, sonhos, desejos, num planejamento minucioso.
Assim faço de forma absolutamente espontânea desde que me reconheço e sinceramente, não saberia me comportar de outra forma, até porquê, depois que acordo, impossível me é permanecer na cama, talvez uma ou outra vez, no friozinho, abraço o travesseiro e permaneço mais alguns minuto e é só, já que estou sempre a mil.
Acredito que insônia, não deixa de ser uma falta de disciplina fisiológica, afinal, o cansaço e o sono chegam naturalmente, como todas as demais necessidades no nosso dia a dia, todavia, assim como nos acostumamos a controlar por exemplo a urina, também o fazemos com o sono.
É preciso que prestemos atenção ao sinal da chagada do sono e ao reconhece-lo, não o resistir por motivo algum, seja as oito ou as nove da noite, justo na hora do jornal ou da novela, não importando se iremos acordar as três ou quatro da manhã, afinal, o importante é que durmamos relaxados e tranquilamente.
O físico e a mente, são dados aos vícios comportamentais e até, pode levar um tempinho para se readaptar, mas acreditem, ele acaba cedendo as nossas insistências.
Tudo é uma questão de prioridades com as quais, determinamos uma qualidade cotidiana de vida.
Bem, eu não abro mão, afinal, nem mesmo o meu adorável sabiá é capaz de ser determinante ao comando de minha própria natureza.
Dormir é aquela pausa que o organismo que na verdade é uma máquina eficiente, precisa para simplesmente ser adequadamente preparada para uma nova jornada de trabalho que pode ser longa e extremamente desgastante.
Portanto, pense nisso e mude os hábitos, quem sabe as minhas experiências pessoais possam ajudar a você que me lê a dormir mais serenamente?
Não custa nada tentar respeitar o próprio corpo que como uma ciência exata, tem suas equações absolutamente individuais.
Se observe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário