sexta-feira, 4 de maio de 2018

A VÍRGULA



Onde estás que não te encontro e se te encontro, te coloco na gaveta errada.
Minha pressa em escrever o que minha mente dita muito rapidamente, sempre foi um grande empecilho para que eu a colocasse no lugar certo.
Quando eu era garota e estudava em colégio de freiras, isto, há duzentos anos atrás, já era criticada pela professora de português por não colocar as virgulas nos devidos lugares.
Um certo dia, a saudosa Madre Angelina, minha adorável capuchinha, tentou ajudar e me disse que apesar de minha compulsão pela escrita, certamente eu precisava respirar e que neste exato momento, eu deveria colocar a vírgula.
Ela era professora de desenho, imaginem! ...
Pronto, dali em diante é que nunca mais aprendi as regrinhas básicas da confusa gramática, pois passei a respirar e pimba, colocar uma virgula aleatoriamente, o que me obrigou a possuir por todo o tempo, um revisor.
Fui também aliciada a dar continuidade no erro, pois sempre ganhava boas notas, devido ao conteúdo, e aí, a vírgula era só um detalhe que; mais adiante, um bom revisor sempre dele se ocupou.
Nos últimos 50 anos, meu Roberto é o meu revisor oficial, mas nem sempre tenho a paciência de esperar e publico, contrariando suas determinações e aí, vez por outra, crio polêmicas e mal-entendidos.
Ainda bem que pedir desculpas, reconhecendo erros, jamais foi problema para mim, pois também aprendi bem cedo que não seria infalível e que, certamente, deveria assumi-los.
Apenas como correção, gostaria de dizer que ao publicar o pequeno texto “Depósito alternativo”, não desejei afirmar que o Governador Rui Costa estava sendo dispensado, e sim que ele mandava para Itaparica todos os seus lambe-sacos que as outras demais cidades dispensavam.
Ou seja, uma vírgula faz toda a diferença, ainda mais quando existem fakes de plantão, bancados com o erário público, sempre prontos a criarem uma polêmica.
Mas o que importa é que com vírgula ou sem ela é sempre um prazer escrever o que penso e ter vocês como parceiros incentivadores.
Que esta sexta-feira seja abençoada para todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIBERDADE DE EXPESSÃO OU MOLEQUEIRA?

Para quem está neste ramo das comunicações a mais de meio século, posso garantir que esta expressão tão largamente difundida, defendida e re...