segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DENÚNCIA

imagem: carlosbritto.com

No fim da semana passada, recebi um e-mail de um ilustre senhor que participa ativamente dos interesses da Ilha, especialmente de Vera Cruz, onde possui residência.
Omitirei seu nome porque não tenho autorização para divulgá-lo, entretanto, nada me impede de comentar, já que o mesmo se tornou público.
O título do mesmo é: EDUCAÇÃO EM ITAPARICA - O CAOS TOMOU CONTA COMO NUNCA.
Neste e-mail, o senhor denuncia a falta de giz, dispensa dos alunos do ensino fundamental no horário das 10 às 10:30 devido a falta da merenda escolar, a não existência de papel ofício A4 para que as professoras apliquem provas e quando acontece é porque elas compram com recursos próprios.
O referido senhor conclama as pessoas a fazerem em bloco e sem anonimato uma denúncia à:
Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério da Educação, Controladoria Geral da União.
E pergunta onde estão os políticos e os vereadores eleitos, justo para fiscalizarem as contas, além de perguntar sobre o destino do dinheiro, já que não faltam verbas para esta área.
- O que é isso??? ( pergunta ele).
Bem, de minha parte, já falei tanto no vazio da indiferença ou dos interesses pessoais que, vendo-me irremediavelmente só, não desisti , mas confesso, dei um tempo.
Não vejo como posso encaminhar-me a qualquer um desses órgãos que o referido senhor indica sem ter nas mãos uma única prova concreta destes desmandos, apesar de sabê-los existir por todo o tempo.
Os interessados se calam e nada fazem. Os políticos, só aparecem nas eleições, justo para tirarem algumas vantagens pessoais, mas jamais pude enxergar uma única ação de suas partes que não seja nas esquinas e botecos ou nas filas dos bancos.
Teoricamente, a oposição política em Itaparica seria exercida por três correntes, pelo menos no meu pobre entender de cidadã.
A supostamente ala governamentista que brigou e se separou da atual gestão e as demais que foram adversárias nas últimas eleições para o cargo de Prefeito.
Além destas, existe um número expressivo de professoras, diretoras, coordenadoras e funcionárias da Secretaria de Educação do Município que são efetivadas e que nada perderiam se fizessem uma denúncia.
Ainda existe um sem número de pais destes alunos que sofrem diariamente desde janeiro de 2009 e que nada fazem, permanecendo atentos a tão somente suas benditas e seguras retiradas mensais referentes ao Bolsa Família, crendo talvez que as perderão se reclamar algo.
Incrível! Mas é a pura realidade.
E se não bastasse, ainda existe o Sindicato dos Professores - APLB -, que nada faz para que a classe tenha uma escola decente para cumprir suas obrigações de educadores.
E aí, fica difícil, e por saberem disto melhor que qualquer um de nós abestalhados é que os senhores vereadores não estão nem aí.
Fazer então o que?
E meu DEUS DO CÉU, pra quem, se ninguém reclama?
Afinal, se calados estão, é porque está tudo bem, pelo menos dentro de suas visões e necessidades.
Vocês não acham?
Breve, lá pelo ms de março em diante, a galera do QUERO O PODER voltará a agir nas articulações, visando as eleições municipais e, então, mais adiante, subindo em palanques, adentrando em casas, escalando picadas ao suor do meio dia, pulando poças de esgoto a céu aberto com toda a disposição, e aí, quem sabe alguma coisa possa mudar, mas isso vai depender tão somente de uma conscientização de cidadania que infelizmente por aqui foi vendida por uns trocados a mais.
E como eu não vendi a minha e não comprei a de ninguém, fazer o quê, não é mesmo?
E em meio a tudo isto, penso nas autoridades que o referido senhor sugeriu que procurássemos e que deveriam ser competentes, exatamente para fiscalizarem os municípios, e se não o fazem, tendo tantos recursos de todas as naturezas, quem somos nós, abestalhados de plantão, a conseguir melhorias?
É lamentável!
Entretanto, seja quem for que, munido de provas concretas, precise de apoio para justamente fazer justiça às crianças de Itaparica, só tenho a dizer que podem contar comigo, mas para OBA OBA ou denúncias vazias, estou fora, como sempre estive.
Todos que me conhecem, sabem do amor que tenho por esta cidade e por este povo, assim como a minha paixão pelas causas educacionais.
É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mês de março que se tornou o mês da mulher está chegando ao fim, não sem antes, deixar violadas e tombadas muitas delas, através da insani...