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ESCOLA EM CENA


Há muitos anos, venho dedicando-me a escrever sobre a educação no Brasil, quase que como um grito de socorro pela inércia que fui constatando através de péssimos indices de aproveitamento, principalmente como os apresentados aqui na região nordeste, especialmente aqui na Bahia, que participar de uma iniciativa como a que estive presente no último dia 11 de dezembro de 2009, é mais que uma satisfação, pois é a certeza de que valeu por todo o tempo manter-me fiel a esta luta de resgate da paixão pela sagrada missão de ensinar educando.

A iniciativa de professores em criar o projeto “Escola em Cena”, é sem dúvidas um presente não só às crianças e adolescentes de Itaparica, como a todo aquele que espera de um mestre a grandeza de suas reais possibilidades empreendedoras em levar à escola toda a sabedoria da criatividade humana, através das artes cênicas, expressão completa do homem no convívio social em suas inúmeras caracterizações adaptativas ao sistema, de forma sutil, mas positivamente efetiva nas mentes em formação.

Em termos psicológicos sociais, o projeto é de relevante valor pela integração e interação que promove entre a criança e os demais, assim como a criança e a escola como um todo, levando-a a enxergar-se como um ser capaz de se auto identificar e, consequentemente, a identificar os demais, no que se inclui o universo que passa a ser para ela uma parte de si mesma.

O projeto foi pensado pelo artista plástico e arte-educador Railson Oliveira, docente do nível fundamental 2, elaborado com a parceria da docente Elisabete Melo, do nível fundamental 1 e colaboração da docente Maria de Fátima Sales, de Língua Portuguesa, os quais atuam nas escolas José Fernando Montenegro Figueiredo e Desenbargador Anonio Oliveira Martins, situadas entre as localidades de Manguinhos e Amoreiras, em Itaparica.

O espaço Sócio Cultural Clube Jangada, criado e mantido pelo vereador NIXON, local aberto à comunidade e ponto de apoio aos jovens da localidade de Amoreiras, sediou este maravilhoso evento que espero que tenha sido o primeiro de inúmeros outros, visando integrar os nossos jovens à uma escola mais saudável e produtiva.

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