quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

DEMOCRACIA E PACIFICAÇÃO

Não importa quanto tempo se está vivo, sempre haverá a necessidade de se estar atento, pois, o aprendizado é contínuo e incrivelmente surpreendente, tanto quanto, a capacidade humana em criar, seja lá o que for. 

Assistindo as declarações do novo presidente americano, prestando atenção nas palavras e nas posturas físicas e faciais, confesso que senti arrepios, não de medo, afinal, seria perda de tempo, já que nada poderei fazer para me defender da onda de terror que vi emanar daquela criatura que na realidade, estampa a “era” assustadora que o mundo está vivenciando.

Lembro-me de ter sentido a mesma sensação quando em 2002, Lula venceu Serra no segundo turno e o vi sendo cercado pelo povo, num populismo ameaçador.


Depois, pensando mais atentamente, percebi Trump não é único, talvez, o mais abusado e arrogante, afinal, escora-se num poderio mundial indiscutível e numa insana ousadia, todavia, as características básicas comportamentais são exatamente iguais às de qualquer outro déspota narcisista com menos bala na agulha ou culturalmente menos exibido como Xi Jinping ou  Vladimir Putin, assim, como bastando que eu olhe para a história passada e presente do meu país, assim, como de seus mais íntimos aliados, para constatar que na realidade, são todos iguais.

E pensar que TRUMP prega pacificação e defesa de seu país, ameaçando invadir este ou aquele território, pegando pra si, o que crê ser de seu direito, negando direitos, menosprezando o restante do mundo, julgando-se autossuficiente o bastante para ameaçar os demais e aí, só mesmo recorrendo a misericórdia divina diante deste quadro, onde não há mais necessidades de véus para se camuflar isto ou aquilo, já que a maioria das criaturas humanas, já assimilou e incorporou a barbárie como conduta, realidade que o voto popular vem maciçamente garantindo aos lobos esfaimados, insanos gananciosos de poder e glórias, legítimos representantes  da inconsequência humana.

Nós, brasileiros, povinho mequetrefe, estamos há muito, “fufu e mal pagos” e pior, pagando de gaiatos e crentes que estamos abafando.

Olha a China e a Rússia aí, gente!!!

O que fazer, se é que há o que se fazer...

Regina Carvalho- 22.01.2025 Itaparica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEMOCRACIA E PACIFICAÇÃO

Não importa quanto tempo se está vivo, sempre haverá a necessidade de se estar atento, pois, o aprendizado é contínuo e incrivelmente surpre...