quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TAREFAS DE ESCRIVINHADORA



Independentemente do que escrevo quase todos os dias neste blog com o qual sou agraciada com um número expressivo de seguidores, visitantes e correspondentes, ainda mantenho meus registros observatórios em relação às posturas físico e emocional das criaturas humanas em estudos filosóficos, abrangendo-as em seus universos pessoais com seus efeitos psíquicos posturais de individualidade e em grupos sociais, formatando a partir daí, perfis comportamentais, visando esclarecer, através das distorções de condutas que se apresentam, patologias que invadem cada vez mais devastadoramente cada criatura em seu cotidiano.

Tracei uma correlação entre as inúmeras constatações patológicas e as induções psico sociais e a partir daí, fui delineando o que no meu entender de existencialista, seria o ideal a ser ministrado à partir dos primeiros meses de vida de uma criança, chegando inclusive ao ventre materno e na relação considerada ideal de gestação.

Paralelamente, por entender a impossibilidade de uma alteração em níveis imediatistas, fui elaborando mudanças significativas nas relações educacionais do ensino fundamental, justo por entender que é à partir desta etapa que a criança começa a interagir em grupo e, portanto, a socializar-se, aprendendo valores cruciais quanto aos relacionamentos com os demais, a natureza e consigo mesma, além de estar pronta para começar a receber informações básicas mas fundamentais a solidez de uma estruturação intelectual, assim como é um período também crucial ao desabrochar de suas aptidões, como de também ser o período ideal para estimulá-la em seu imaginário quanto ao direcionamento de sua capacidade criativa.

Concomitantemente, fui ao topo do sistema acadêmico, por também entender que é necessário reformas urgentes afim de que se reestruture o ensino acadêmico na formação de profissionais da educação, mais qualificados a função de educador, ativando a interligação absolutamente inseparável, entre o conhecimento didático e a pedagogia aplicativa.

Ambas as disciplinas ao longo das últimas décadas foram sendo renovadas e consequentemente aprimoradas sem, no entanto, serem associadas, ficando o futuro profissional sem os parâmetros da junção aplicativa das mesmas, assim como sem o apoio sistemático de um período de práticas em estágios consistentes e devidamente monitoradas, cumprindo tão somente uma tabela obrigatória sem que haja uma mais exigente avaliação.

Outro aspecto é em relação ao conteúdo recebido nas universidades e os conteúdos exigidos nos programas de ensino a serem cumpridos em salas de aula, isto não esquecendo que o professor se gradua em geografia e vai lecionar biologia, física ou qualquer outra disciplina, pela falta abusiva de estrutura governamental no setor educacional e aí sim, através de um crescente desestímulo dos jovens, seja pela perspectiva desalentadora dos salários pagos, seja pelas péssimas condições que se apresentam as unidades escolares, seja pela metodologia aplicativa que se encontra aquém da realidade do século 21 em suas evoluções tecnológicas.

Não sou técnica na área, mas nem precisaria ser para constatar a total ineficiência que apresenta uma falência ostensiva, inclusive de fiscalização das secretarias de educação nas unidades escolares, principalmente nos municípios, onde as gestões municipais deixam muitíssimo a desejar, ficando tais cargos aos cuidados de profissionais escolhidos por inerências políticas e não por mérito de desenvolvimento de carreira e, portanto competência.

Naturalmente que existem outros fatores além dos citados e que haveria de se reformular os conceitos e suas aplicabilidades, assim como um maior comprometimento do governo Federal em colocar-se a educação como uma real prioridade, pois se já somos o quinto maior país do mundo em desenvolvimento, tendo a maioria do povo em quase total ignorância educacional.

Penso então, em como estaríamos se estivéssemos usufruindo de uma educação adequada.

Particularmente, estou fechando o ano de 2010 com meus estudos bem avançados, crendo que estou no caminho certo de entendimentos quanto o existente sistema educacional e sua indução direta a um sem números de mazelas sociais e psicológicas pessoais e o que seria possivelmente o mais próximo do ideal, visto que minhas idéias se coadunam com outros que aí sim são especialistas e que almejam mudanças significativas e urgentíssimas.

Venho traçando ao longo de mais de vinte anos, caminhos simples e absolutamente naturalistas, dentro dos padrões progressistas de ensino e convivência sistêmica, onde a criança e o educador à partir dos pais ou responsáveis até a outra extremidade que é o professor e demais profissionais envolvidos no ambiente escolar, possam conviver em searas de amparo a um desenvolvimento respeitoso que propicie a cada uma, possibilidades reais de estruturação existencial como pessoas em suas individualidades e como membros de um grupo de convivência sistêmica.

Como todo pesquisador que se preze, sou também uma idealista e por que não, uma eterna esperançosa, assim como uma crente fervorosa de que somente através do interesse genuíno e persistente é que se tem a possibilidade de se encontrar adeptos às causas e suas aplicabilidades.

Alguns, ditos visionários e loucos, tal qual eu e tantos mais que dedicam horas a fio de suas vidas, pensando em como criar métodos de aperfeiçoamento disto ou daquilo, certamente acreditam que sempre valerá a pena, olhar para frente, dando passadas além das convencionais em prol da melhoria existencial de cada criatura humana.

Neste dia trinta de dezembro, encerro minha jornada de escrevinhadora do universo, para como todos os demais, dedicar-me a alegria de começar as comemorações por ter vivido mais um ano com saúde e harmonia e se Deus quiser, e Ele há DE QUERER, pois me conhece bastante e sabe o quanto sou determinada que eu comece um 2011, repleta de energias, vinho e muitas guloseimas, sorrindo muito e amando viver e conviver, ainda mais, por que afinal, têm coisa melhor para se fazer?


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Um comentário:

  1. Querida Regina, passei para lhe desejar um Ano Novo, 2011, de muita alegria, harmonia e energias positivas. Você é demais. Agradeço a Deus a nossa parceria na amizade. Um beijo e abraço.

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