quarta-feira, 8 de maio de 2024

HUM QUE DELICIA!

Olhando esta foto publicada por um amigo poeta e artista plástico residente em Portugal,  Abel Marcos em seu perfil, imediatamente, minha mente  voou para a minha infância, na casa de campo em Teresópolis que entre outras maravilhas, exibia uma linda e cobiçada nespereira que  me parecia enorme, mas que agora, me faz pensar, se não era eu, que era pequena demais aos sete/ oito anos...

Lembranças de sabores e aromas simplesmente inesquecíveis...

Bendita infância, herança de valores incalculáveis que até o momento me rende um tudo de bom que me ampara e me fascina, oferecendo-me uma mente repleta de poesia e amor.


Ainda me lembro de descasca-las em pétalas com a pontinha dos meus pequenos dedos, afim de evitar os pelos que as envolviam, detalhes que registrei nas infinitas férias de final de ano, que começavam logo na primeira semana de Janeiro e se prolongava até o final de fevereiro.

Rua Dona Tatana, última casa no alto da larga ladeira, ladeada de uma capoeira fechada que emoldurava as poucas e belas casas existentes.

A luz era de um gerador que foi instalado nos fundos do enorme terreno e a água vinda de uma cisterna, tudo adequado para conforto ao alcance de poucos privilegiados, nos idos anos cinquenta e sessenta.

Será que toda aquela beleza exclusiva resistiu a especulação imobiliária?

Deveria eu ter pudor em expor uma infância cercada de conforto e educação, acreditando que as oportunidades deveriam ser para todos?

Mas não a tenho, afinal, fui tão feliz e por esta razão, fiz de meus escritos, e de minhas constantes palestras radiofônicas, uma forma combatente da desigualdade social.

Não sei, mas com certeza, sei que não sinto culpa pelo que recebi e me tornei...

Já numa era diferente, com mil especulações e desmedidas buscas esdrúxulas, mescladas a um vale tudo sem medidas de contenção, sobrevivi e esforcei-me com o poderoso apoio de meu Roberto à oferecer para meus filhos os mesmos valores educacionais e éticos e hoje, só lamento que ele não esteja a meu lado para constatar os belos seres humanos que juntos, criamos.

Vida amorosa e vibrante, com certeza não cai do céu e muito menos é fácil de ser construída, mesmo que estejamos numa cobertura em Ipanema, afinal, dinheiro facilita a vida, mas jamais compra valores e muito menos a paz.

Hum delícia, os sabores das nêsperas de minha infância!!!

Regina Carvalho- 07.05.2024  Itaparica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema viciante

 É isso aí! Busquei e encontrei este lar acolhedor que posso ser para mim mesma. Senhora geradora das emoções que me convém, pelo menos na m...