quarta-feira, 5 de setembro de 2018

AÇÕES CONJUNTAS



Apenas reclamar, no caso do povo ou apenas se desculpar, no caso a polícia, sem que haja sugestões práticas que não se limitem a enfiar a mão no bolso, certamente não é o caminho mais adequado para se conter o volume de assaltos, agressões e medo que estamos vendo crescer em nossa cidade nos últimos 10 anos.
Instalação de câmaras de monitoramento, com eficaz e pronta ação correspondente, assim como, maior efetivo, mais viaturas, armamento adequado ao enfrentamento de bandidos bem equipados com armas de última geração, prisão dos receptadores, velhos conhecidos da polícia, postos policiais em Misericórdia, Amoreiras e centro e rondas constantes.
Elaboração de um Conselho Comunitário independente, com a participação de líderes de cada comunidade que façam levantamentos localizados dos problemas existentes e que fiscalizem de forma séria e apartidária as ações tanto policiais quanto, da gestão pública.
Concomitantemente, a Prefeitura, desenvolver programas sociais voltados aos jovens, com monitoramento de frequência e aproveitamento, numa parceria das secretarias de educação, saúde e ação social, com a finalidade de tirá-los das ruas nos horários contrários ao horário escolar.
Desenvolver programas sociais de apoio educacional continuado aos pais, oferecendo a eles mecanismos de apoio ao resgate da dignidade familiar, através de centros localizados nas comunidades e com compromisso diário e constante.
Ter a presença de um guarda-Municipal nas unidades escolares devidamente capacitado para amenizar conflitos, assim como nos ónibus escolares.
Criação da casa da cultura e artes que dará oportunidades para o jovem desenvolver seus talentos artísticos e cujo ingresso se dará a partir de seleção pública com os alunos matriculados nas redes oficiais de ensino.
Caberá a secretaria de Turismo, esporte e lazer, promover no decorrer do ano de forma sistêmica, atividades em que o jovem de cada comunidade participe, com a finalidade de desenvolver em cada um o espírito de equipe, competição saudável e disciplina.
Criar-se através da secretaria de educação, competições e promoções, onde os jovens pudessem participar através de trabalhos literários e para tanto, seria premiado publicamente, com a finalidade de desenvolver sua autoestima.
Estas são algumas providências entre tantas outras que se bem aplicadas, não eliminariam de todo o problema da violência urbana da cidade, pois seu contexto é bem mais complexo, pois inclui competências dos órgãos aplicadores e fiscalizadores, interesses e corrupção, mas com certeza seria um limitador, possibilitando uma mais aberta e livre integração do povo com a cidade, abrindo espaço para um ir e vir menos traumático.
O caminho educacional é amplo e irrestrito, provavelmente o mais árduo e que exige mais dedicação dos envolvidos, todavia é o único capaz de promover surpreendentes resultados. Afinal, nunca em tempo algum, uma cidade ou um país na história da humanidade se desenvolveu se não, através da disciplina educacional que estimula a criatividade e o bem-estar de seu povo.
Itaparica e tantas outras pequenas cidades que hoje se encontram mergulhadas na violência, precisam de menos conversas e firulas carimbadas e mais pragmatismo operacional, tanto dos órgãos oficiais, quanto de cada cidadão, afinal, administrar uma cidade, exige muito esforço e sacrifícios de um gestor e sua equipe, assim como ser um cidadão é bem mais que pagar impostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPERFEIÇÕES À MOSTRA...

Numa era em que todos querem mostrar que suas vidas são perfeitas, cá estou desde sempre, escancarando minhas imperfeições, minha contínua v...