terça-feira, 22 de dezembro de 2020

BORBOLETAS E BEIJA-FLORES...

Acordei pensando no meu encanto pelas borboletas e beija-flores e na delícia de ter sempre ambos ao meu redor e no quanto de simbolismo que os mesmos marcaram a minha vida, representando cada qual, uma avenida, para que eu pudesse ter no mínimo duas opções para caminhar.

Maravilha é ter a percepção absolutamente nítida e objetiva deste fenômeno que ocorreu sistematicamente em minha vida, mas que foi na tenra infância que me foi despertado, daí, a minha sempre preocupação com as mentes infantis e na responsabilidade que cada adulto precisa ter ao oferecer direcionamentos educacionais.

Todavia, simultaneamente, sempre associei a parte empírica educacional, tanto doméstica quanto formal ao aparente lúdico e aí, surge em minha mente a figura de Jesus, não como símbolo do cristianismo, mas como o ideal humano a ser seguido em suas ideias e ideais e que, foi responsável pela minha imensa paixão pelos seus entendimentos que magistralmente, Paulo de Tarso copilou e entregou ao mundo.

Estamos a três dias do Natal e a oito do final de mais um ano nada fácil de ser vivenciado e, então, penso que ainda é possível dedicarmos alguns momentos a reflexão de nós mesmos, buscando nesta amorosa atenção, a bendita presença deste Deus que passamos a vida, dizendo que amamos, assim como exaltando um Jesus como seu filho salvador, mas que na realidade, pouco ou quase nada dele compreendemos em sua breve, mas esplendorosa passagem terrena.

Compreender Jesus, não significa imunizar-se ou tornar-se invisível às coisas do mundo, mas com certeza é estar mais estruturado emocionalmente, trazendo para si e para o tudo mais, a simplicidade de sua alma, a firmeza de suas atitudes e a grandiosidade de seus propósitos pessoais em transformar-se num ser humano mais real, onde o respeito a sua própria natureza deve ser inspiração aos seus semelhantes.

O simbolismo do Natal é estimulante para as confraternizações, mas precisa ser também um caminho inicial de reformas pessoais, onde os joios precisam ser retirados com vigor, para que o saudável trigo, tenha espaço para ser o que naturalmente sua natureza determina, fonte inesgotável de nutrição.

É preciso que repassemos as nossas crianças os exemplos sábios da própria natureza em sua infinita diversidade visível e palpável, pois ela é inigualável mestre e perfeito guia, possibilitando a cada mente em formação, compreender a sutileza que deve empregar aos esforços em prol da conquista dos ideais do mundo, jamais dispensando a leveza de seu próprio ser, evitando assim, que a força dos vendavais, tufões e pragas sistêmicas, possam enroscarem-se em suas almas e delas tirarem a visão bendita da grandeza de se estar existindo.

Então, apreciar uma borboleta que silenciosamente baila, fazendo dos espaços seus palcos, aonde representa com elegância o seu próprio ser, assim, como observar a incansável força e beleza de um minúsculo beija-flor, nas mais de 200 batidas por minuto de suas aparentes frágeis asas, num determinismo polinizador, propiciando a continuação de vida, não pode e não deve ser banalizado, mas sim, ressaltado como despertamento para as mentes ainda limpas de uma criança, para que ela assimile cognitivamente o precioso campo de centeio que representa de vida e liberdade.

Pessoas que se gostam e que privilegiam a si mesmas com a leveza e a precisão das borboletas e beija-flores, não maculam, apensas sorvem, preservando o tudo de bom que a vida lhes apresenta, principalmente o amor, poderoso agregador dos valores éticos, mesclado ao sempre tesão de se sentir vivendo.

Quem ama, não fere, não mata, apenas encanta como as borboletas.

Quem ama jamais divide, fere ou causa mágoas, apenas como os beija-flores, distribui o néctar dos muito voos de seu plantio e colheita pessoal.

Hoje é terça-feira, 22 de dezembro de 2020 e como estou me sentindo um pouco borboleta e um pouco beija-flor, visito o teu jardim, dando-te o meu amor e gratidão pelo respeito que me é oferecido, através da leitura de minhas ideias e ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale ouvir e refletir