quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CHEIRINHO DE VIDA.



São cinco horas da manhã e como sempre, desperto ao som dos pássaros que livres, vão se chegando com suas costumeiras arruaças matinais.
Abro portas e janelas, convidando-os a entrar, pois são bem-vindos e vez por outra, quando lhes convém, um entra, circula o ambiente e depois, se vai, numa visita breve, mas sempre me surpreendendo, pois, causa, profunda emoção.
Outra emoção matinal e que recomendo como elixir para uma vida longa é o respirar profundo do amanhecer, pois, não há nada mais saudável, que sentir os aromas, nos seus também despertares, fundindo-se uns nos outros e que, no meu caso específico, chamo de cheirinho de salada de frutas, afinal, mangas, cajus, amoras, acerolas, limões, pitangas e, mesmo que não estejam se exibindo, por estarem fora de suas estações, exalam através de suas folhas, galhos e troncos, o néctar de suas naturezas, mesclando-se umas com as outras e causando em mim e, certamente em qualquer outra pessoa, o mesmo frenesi de sentir-se em meio a uma profusão de vida.
Alguém há de dizer que isso só pode ocorrer em espaços especiais como o meu, jamais numa cidade grande, onde o primeiro som é do despertador, quando não do motor dos ônibus ou de uma sirene de qualquer veículo de emergência.
Digo sem receios que os sons e os aromas variam, mas as intenções de quem acorda e abre a janela, será sempre o de abraçar a vida e quando isso acontece, o universo envia os aromas e os sons mais surpreendentes, tal qual, quando na década de setenta, morando em Brasília, me era possível, sentir o cheirinho da maresia de minha saudosa Ipanema, ou mesmo quando, anos depois, ao abrir as janelas do sétimo andar nesta mesma Ipanema, tão diferente de quando, nela anteriormente vivi, podia sentir o cheiro da terra molhada de minha Guapimirim, que um pequeno vaso de plantas, apoiado no peitoril da janela, deixava-se exalar, após o orvalhar da madrugada.
Somos o que desejamos ser, sentimos exatamente o que nos é afim, estejamos nós, em qualquer lugar, afinal,  Deus está em tudo, principalmente em nossas mentes, convidando-nos constantemente a um colóquio amoroso, bastando apenas da nossa permissão para que adentre pelas portas e janelas de nossas almas, como comandante in chefe de nossos destinos.
Que nesta quinta-feira, os aromas e sons da vida, adentrem em você que me lê, neste instante, não te deixando esquecer que a vida é bonita, é bonita e é bonita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale ouvir e refletir