sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ATÉ QUANDO?


Os cotidianos deveriam ser as balizas do senso de pertencimento de nossas próprias vidas, mas infelizmente não são, porque estamos sempre muito preocupados com um vai e vem pessoal de sobrevivência, deixando nossos destinos ao encargo do sistema, sem que sejamos capazes da compreensão primária de que este, nada mais representa que a imagem e semelhança de nossa alienação existencial.
Por todo o tempo levantamos bandeiras de todas as naturezas, cor, gênero, política, defesa ecológica e etc., deixando nossas vidas ao encargo da sorte ou de Deus.
Enquanto isso, vez por outra, grandes mazelas cotidianas nos abalam, porque são eficientes em nos mostrarem que poderíamos ter sido atingidos, assim, conseguimos em instantes, nos colocar no lugar do outro, podendo sentir os espasmos emocionais de nossa vulnerabilidade.
Até quando, deixaremos a segurança das nossas vidas à cargo do acaso?
Até quando choraremos as dores do mundo, secaremos as lágrimas e seguiremos em frente, à espera da próxima tragédia, que até, pode demorar décadas, mas inevitavelmente, um dia chega, como chegou neste amanhecer de 24 de agosto de 2017, numa rápida, simples e corriqueira viagem de travessia marítima, onde o descaso chegou ao seu ápice.
Até quando, faremos apologias com as banalidades cotidianas, sem, no entanto, acreditarmos que elas também podem nos atingir?
Até quando, permaneceremos cegos, surdos e mudos numa cumplicidade inexplicável a luz da razão, aos descasos sociais, políticos, mas principalmente humanos?
Até quando, buscaremos culpados, se somos todos responsáveis, já que por esta ou aquela razão, acreditamos que o melhor é deixar que algum outro, decida o que é melhor para a condução sadia e segura para nossas vidas?
Até quando nossos valores serão voláteis, egocêntricos ou alienados, para que possamos aprender que “as tragédias” cotidianas podem ser evitadas, controladas ou simplesmente, eliminadas, se a elas estivermos atentos, observando os sinais que são absurdamente visíveis?
Penso então, que enquanto, olharmos o nosso cotidiano sem o devido senso de responsabilidade pessoal, trazendo para nós, os bônus e os ônus conscientes de que precisamos zelar pelas nossas vidas, as tragédias se seguirão, roubando vidas, destroçando almas.
As razões das tragédias em sua maioria são muito óbvias, mas estamos sempre muito ocupados ou comprometidos de alguma forma para evita-las.
Até quando?

E aí, resta-nos chorar pelos que se perderam ou agradecer a Deus por nos ter dado, naquele instante, o livramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPERFEIÇÕES À MOSTRA...

Numa era em que todos querem mostrar que suas vidas são perfeitas, cá estou desde sempre, escancarando minhas imperfeições, minha contínua v...