sábado, 3 de abril de 2010

QUE SAUDADES, MINHA MÃE!

- Tá quente, mãe? Tá frio, mãe?
Perguntas agitadas, feitas entre sorrisos e gritinhos que a minha mente resgata em doces lembranças de um passado assim nem tão distante .
- Achei mãeeee!
Ainda posso ouvir seus gritinhos emocionados e enxergar seu rostinho vermelho e suado da efusiante corrida que ela fazia pelo bosque do sítio, acompanhada de XUXA, BUANA E SAYBE, nossos fiés pastores alemães, também inseparáveis naquelas jornadas divertidas, onde o grande barato era descobrir aonde eu havia escondido seis ovos coloridos, que um a um eram guardados por ela na sacolinha de pano que ela trazia amarrada à cintura.
As saudades são imensas de uma época que se eternizou pela simplicidade do puro prazer de existir em meio a uma natureza esplendorosa e de hábitos prá lá de modestos, mas insubstituíveis pela sua grandeza.
Foi assim que, dos quatro aos onze anos, partilhei o dia da Páscoa com minha filha Anna Paula, que, aliás, ao ganhar hoje um lindo e enorme ovo de Páscoa Talento de seu namorado, novamente gritou, MÃE, como se no bosque estivesse e, com um lindo sorriso que me despertou as lembranças, perguntou:
- Você se lembra dos ovos coloridos que você escondia no bosque e que eu adorava procurar?
Cheirou o ovo e sorrindo, arrematou:
- Que saudades, minha mãe!
E aí, fico pensando se quando netos eu tiver, provavelmente cozinharei seis ovos coloridos para que, em dado futuro, certamente quando eu por aqui já não estiver, ainda assim permaneça viva nas lembranças de páscoas singelas, mas repletas de amor.
A todos um Domingo de Páscoa abençoado.

Um comentário:

  1. MÃE, os melhores momentos da minha vida, ou pelo menos os verdadeiramente felizes certamente vc e meu pai estiveram presentes. tenha certeza q eu te amo, apesar de eu ser uma pessoinha chata, implicante e dificil como vc mesma diz... e eu reconheço, acredite!

    ResponderExcluir

Cultura Itaparicana

Figura da Cultura Itaparicana, jogada às traças da indiferença e o local que deveria ser um ponto de reconhecimento de vida, só foi devidame...