domingo, 11 de fevereiro de 2018

O ABANDONO É VISÍVEL


Ontem, enquanto estávamos na praia em Ponta de Areia, eu e meu marido lembramos dos carnavais de anos anteriores e dos muitos momentos de descontração e alegria que desfrutamos na orla com vizinhos e amigos e o mais importante, na mais tranquila segurança. Concordo que é preciso averiguar o que está ocorrendo, pois, Ponta de Areia e Amoreiras estão, meio que abandonadas e consequentemente, sem o brilho natural desta época do ano. Conversando com um guarda municipal, ele argumentou que não há efetivo para cobrir toda a cidade, também a polícia militar nesta época, pelo menos nos anos anteriores, ainda emprestava o pouco que tínhamos de efetivo, não sei agora. Bem, a decadência da mais bonita praia da cidade, além da única, capaz de receber um número maior de visitantes, tem neste verão, suas areias sujas, repletas de pedras, diminuindo visivelmente a participação de turistas, veranistas e até mesmo moradores. O Ibama e os demais órgãos responsáveis, só impedem Itaparica de cuidar de seu meio ambiente, pois em outras cidades, não há tanta interferência deles, levando-nos a acreditar que talvez, a atual gestão, não esteja dialogando adequadamente com os mesmos. Afinal, a preservação, não inclui o risco de pessoas serem feridas ou impedidas de usufruírem o seu espaço, para o qual, pagam impostos. Torcemos para uma cidade mais adequada a todos, preservando valores locais, mas acima de tudo, valores humanitários, caminho único de aprendizado em relação a preservação ambiental.
Indiscutivelmente, este foi um verão fraco para os barraqueiros e certamente, decepcionante para todos que vieram conhecer a “princesinha da baia de todos os santos”, optando pelas bandas da nossa amada Orla de Ponta de Areia e Amoreiras.
Sou moradora local a mais de 15 anos, frequento a praia diariamente e jamais fechei meus olhos a favor de qualquer intenção partidária em relação as muitas mazelas já encontradas.
A coisa está feia e eu poderia fazer uma lista do caos, incluindo apropriação indevida das areias com construções, o que significa esgoto, diretamente sendo jogado a menos de 200 metros do início da concentração de pessoas para o uso das águas, ainda cristalinas de nossas praias.
E aí, onde se encontram o IBAMA e a nossa secretaria de meio ambiente que nestas horas, nunca aparecem?
O mesmo se enquadra nas invasões de lotes e casas acompanhados do uso indevido de água e luz, que quando denunciado, nada acontece, só é possível escutar um enorme e sem fim jogo de empurra de um órgão para o outro, restando ao cidadão de bem, ficar calado vendo os desmandos constantes e a obrigação de pagar seu IPTU que aliás, veio com aumento que eles adequadamente, chamam de correção, já que a Câmara de Vereadores, bloqueou os aumentos pretendidos.
Até quando, sofreremos de gestão em gestão sem que nada realmente significativo nos faça sentir, que finalmente, somos cidadãos respeitados nos nossos direitos?
Até quando, seremos promotores do bem-estar de grupos políticos que se alternam no poder, tão somente, para fazê-los felizes, enquanto, a nós só é reservado as obrigações?
Até quando, exigirão de nós, paciência e resignação sem direito a qualquer tipo de reivindicação, sem que sejamos taxados de “Turma do Contra”, como chavão vergonhoso das inoperâncias existentes?
Até quando?
 Regina Carvalho - cidadã moradora de Ponta de Areia que esperou pacientemente, 15 anos para ver passar em sua rua um trator retro- nivelador, do qual, agradeço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mês de março que se tornou o mês da mulher está chegando ao fim, não sem antes, deixar violadas e tombadas muitas delas, através da insani...