sábado, 10 de junho de 2017

PENSANDO E CONSTATANDO


Desde a última terça-feira, venho acompanhando a sessão do STE, muito mais pela minha paixão em aprender do que propriamente por torcer por este ou aquele resultado, até porquê, aprendi rapidamente, lá atrás, enquanto jovem, que nada absolutamente nada, acrescentaria ao resultado final qualquer alteração emocional ou racional em relação às decisões nas esferas superiores de nossas instituições.
Todavia, deleito minha existência acompanhando a capacidade oratória e a bagagem de conhecimentos que os nossos ministros exibem para nós pobres mortais, transformando em palavras sábias e pensamentos eruditos que se eternizam na história, muitas delas, puras falácias ou engodos que, se atentos não estivermos, nos convencem e, assim de repente, nos vemos aplaudindo e acreditando como verdades absolutas.
E aí, lembro que até o mensalão, a grande maioria do povo brasileiro sequer tinha conhecimento de que tais figuras eram verdadeiramente humanas, pois tratavam-se de figuras míticas, fora de alcance.
E viva então, o Ministro populista Joaquim Barbosa e a mídia que, sem cerimônia, adentraram nas casas de todos nós, mostrando um mundo real, até então inacessível.
E aí, da noite para o dia, nos sentimos automaticamente capazes de nos transformar em um novo plenário a julgar a mais alta esfera jurídica do país, amparados em uma democracia que nos resguarda direitos constitucionais.
Será mesmo?
Tudo que percebo é um belíssimo espetáculo onde, nos últimos anos, muito tem me esclarecido em relação ao meu papel de eterna aprendiz, num mundo de ideologias frágeis, sempre também sustentadas na força do dinheiro e do poder.
Mas que eles falam bonito e que fundamentam suas verdades, isto é indiscutível, e quando dão seus toques pessoais de indignação e patriotismo, nos emocionam, se atentos não estivermos.
E antes que eu me esqueça, pontuo que a Ministra Rosa Weber, mandou Gilmar Mendes tomar naquele lugar, com a erudição de quem tem preparo e elegância.

Vou-me embora para Pasárgada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mês de março que se tornou o mês da mulher está chegando ao fim, não sem antes, deixar violadas e tombadas muitas delas, através da insani...