quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EDUCANDO


Como não poderia ser diferente, Roberto e eu, aceitamos honrados o convite do Prefeito Raimundo Nonato da Hora Filho e do Secretário de Educação do Município de Itaparica, Professor Raimundo Pereira Gonçalves Filho, para acompanharmos a apresentação do “Iº Seminário Compartilhando Saber”, realizado no Gabinete do Prefeito hoje, 28 de janeiro de 2015, a partir das 8:30h.
Foram cinco horas com apenas dois intervalos de alguns minutos em que pudemos registrar a prestação de contas do ano letivo de 2014, assim como do número das matrículas parciais de 2015 das 19 Escolas do Município, onde suas Diretoras tiveram a oportunidade de apresentar seus balanços financeiros, administrativos e as realizações de suas unidades educacionais nas áreas físicas e pedagógicas, assim como reivindicar as prioridades para as suas gestões para este ano letivo de 2015, além de expressar as dificuldades encontradas ao longo do ano de 2014.
Observamos que com exceção de apenas três escolas - Dr. José Fernando, em Amoreiras, Raimundo Sacramento, URBIS e Mário Lisboa na Misericórdia, as demais foram unânimes quanto as suas maiores dificuldades que se restringem à não participação dos pais dos alunos e a falta de comprometimento dos funcionários públicos efetivos de suas unidades.
Os pais que em sua maioria sequer tomam conhecimento da vida escolar de seus filhos, inclusive não observando princípios básicos de higiene que deveriam dedicar mais atenção, assim como o não comparecimento às reuniões, atrasos abusivos na busca de seus filhos menores, chegando em alguns casos ao total esquecimento, precisando que a diretora conduza o menor à sua residência. Outros só aparecem para brigar e até mesmo tentar agredir o corpo docente, além de estarem totalmente alheios aos próprios filhos quanto ao mínimo de educação doméstica que deveriam oferecer a eles, deixando à escola todas as responsabilidades educacionais, o que é basicamente impossível, criando assim uma lacuna na formação psicossocial das crianças.
Pareceu-me claro o papel duplo exercido pelas professoras, coordenadoras e Diretoras, assim como a extrema dedicação, comprometimento e alegria que externaram na ocasião.
Foi com certeza uma manhã proveitosa, onde foi possível através de relatórios e fotos, além dos índices de aproveitamento, constatar a evolução ocorrida no sistema educacional da cidade desde 2013, quando através de um trabalho sistemático, rigoroso e acima de tudo apaixonado, tem sido possível envolver cada dirigente das unidades escolares no empenho de, verdadeiramente, fazer uma educação que não só cumpra com responsabilidade os programas governamentais, mas que imprima a marca da dedicação, criatividade no desenvolvimento diário da formação educacional das crianças e jovens, inseridos neste processo.
Parabenizo a iniciativa, pois num clima de descontração e liberdade, todas as gestoras tiveram a possibilidade de estar no mesmo ambiente, discutindo suas vitórias, conquistas, aflições e necessidades, tendo presente, por todo o tempo, além do Secretário de Educação Prof. Raimundo Pereira Filho, o Ilustre Prefeito da Cidade, Sr. Raimundo da Hora, o Presidente da Câmara, Sr. Nixon Sacramento, e o Vereador, Adenilsom Cruz.
Lamentei a ausência dos demais vereadores, que perderam uma excelente oportunidade de se inteirarem da real situação das unidades escolares, para poderem mais abastecidos de dados, conduzirem críticas, assim como buscar formas de colaborarem, já que como representantes diretos da população, cabe certamente a eles uma participação mais efetiva nas relações sócio educacionais, não só de suas comunidades, como da cidade como um todo. Afinal, penso eu, na modéstia de meus conhecimentos nesta área, que nada pode ser mais importante a despertar seus interesses e seus tempos, que a educação de seu povo em formação educacional cidadã, única ação capaz de mudar a realidade e a qualidade de vida da população.
No mais, no decorrer da semana, através do Show da Manhã que apresento na Rádio Tupinambá FM, 87,9, das 9 às 12 horas, estarei diariamente comentando os pontos de cada unidade que me pareceram relevantes e merecedores de atenções especiais de todos que almejam o sucesso destas criaturas dedicadas que ganham pouco e que na maioria do tempo de suas carreiras profissionais e que, hoje em dia, sequer são respeitadas pelos pais, não recebendo a devida consideração e reconhecimento, mas que, ainda assim, são capazes de realizar milagres que podemos constatar bastando, tão somente, que abandonemos os discursos bonitos e de efeito, levantemos nossas bundinhas do conforto de nossas alienações e participemos efetivamente para que, em um breve futuro, possamos constatar uma diminuição da violência que adoramos dizer que só aumenta. 
Finalizo afirmando que nos doze anos que me encontro nesta cidade, intimamente ligada aos assuntos sociais da mesma, e sempre à frente de um órgão de comunicação com atuação dinâmica, jamais tive o privilégio de acompanhar tão significativo trabalho.
Parabéns, portanto, a todos os funcionários da Secretaria de Educação, tendo a liderança do Prof. Raimundinho, ao Prefeito Raimundo da Hora pelo contínuo apoio que oferece, pois sem a sua parceria e compreensão quanto a importância deste seguimento social, quase nada além do básico seria oferecido, assim como a cada gestor e sua equipe das unidades escolares, verdadeiros heróis que merecem  de todos nós, geralmente palpiteiros de plantão, pelo que representam de importância inigualável no seio das sociedades, o respeito e o apoio de todas e quaisquer naturezas nas suas realidades cotidianas por todos nós.
Porque afinal, educar dá tanto trabalho e exige tantas e diversificadas dedicações, que até mesmo os pais estão fugindo desta responsabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMPLES ASSIM...

Sou uma velha de 75 anos que só lamenta não ter tido aos 30/40 a paz e o equilíbrio que desfruto hoje. Sim é verdade que não tenho controle ...