quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ENEM E A LISTA DE ESPERA

O dia havia amanhecido já sem o aroma de meus narcisos, mas ainda sorridente ao lado do meu amor e de meus cãezinhos fiéis, lá no terreiro, catando acerolas que vermelhinhas e polpudas garantiriam um suco saudável, recebo então um telefonema de minha filha que, bastante emocionada, me diz:
- Mãe, você conseguiu, você passou. Você vai fazer Filosofia na Federal!!!!
Pois é, meus queridos amigos que diariamente acompanham os meus pensamentos, anseios, perdas e vitórias, eu consegui, quando, confesso, já havia dado como perdido, pelo menos por hora, o sonho, o desejo e a tentativa de entrar na Universidade Federal, na altura de meus 61 anos, dor que dividi com vocês há poucos dias atrás.
Entretanto, o universo em toda a sua generosidade, apiedou-se desta velha e persistente senhora e agora, diante desta surpresa maravilhosa, poderei me preparar para finalmente gabaritar o meu trabalho filosófico de quase uma vida inteira, e isto queridos, não é pouco, porque representa o fechamento com chave de ouro de muita tenacidade e paixão pela vida e por tudo que depositei esperanças e realizações.
Neste instante, mais calma, escrevendo para vocês, sinto-me em paz, aquela paz premiada que me chega após décadas de opções nem sempre aprovadas pelos demais, nem sempre fáceis de serem vivenciadas, nem sempre politicamente corretas, mas que eram minhas e baseadas tão somente em um critério de prioridades que estabeleci, onde o amor, o respeito por tudo e por todos, fez de mim um ser determinado, capaz de trocar inúmeras benesses que o sistema social me oferecia, pela felicidade de apenas viver com o mais suave de minhas escolhas conscientemente possíveis, em meio a um sistema duro, corrompido e acima de tudo punidor, mas que ainda permitia e permite escolhas, e eu escolhi não abrir espaço jamais para a desistência de qualquer natureza, sem qualquer medo maior de permanecer absolutamente fiel aos meus sentimentos e, portanto, ao meu sentir, feliz.
Em minhas mais de 4500 páginas escritas ao longo dos últimos trinta anos, registrei as dores de minhas superações pessoais em forma de uma visão diferenciada de um naturalismo existencial, que também fui percebendo o quanto poderia ser de fundamental importância se inserido às nossas crianças ainda no ensino fundamental.
Este é o próximo sonho que preciso transformar em realidade, mas as vitórias cotidianas precisam ser vividas em um passo seguro, um atrás do outro, sabendo-se esperar em um exercício emocional difícil, mas não impossível de ser vivenciado. Esta conquista chegará com toda a certeza, por que afinal, Graças a Deus, não estou sonhando e buscando sozinha. Existem lindas criaturas em suas realidades pessoais trilhando os mesmos sonhos de oferecer aos demais o amor intencional que existe na conscientização de vida que conseguiram extrair de si mesmos.
Nada criei, nada inventei, apenas consegui observar a mim mesma e ao tudo do todo no qual estava inserida, percebendo, então, que tudo estava ali, prontinho, absolutamente à disposição de todo aquele que verdadeiramente quisesse fazer de sua existência um brinde à vida.
E aí, confesso a vocês que ao perceber toda esta grandeza à minha disposição, agarrei com unhas e dentes, dispensando sem dó ou piedade pelas perdas que certamente adviriam, todo e qualquer pó de ouro sistêmico, pois descobri através da felicidade em ser e de poder amar, todo o potencial que me aguardava explorar.
Pois é, agora me respeitem, serei em um futuro que certamente terei, uma professora de filosofia!
Pode?
Meninos, eu estarei então com 65 anos.
Querem mais?
Agradeço neste instante a cada um de vocês que ao longo seja de minha vida ou dos últimos dois anos, tiveram a generosidade de estar comigo nesta jornada existencial onde dar e receber vibrações silenciosas e preciosas fizeram de mim um ser humano muito, mas muito feliz.
Que Deus os abençoem em seus sonhos, desejos, oferecendo a cada um força, coragem e acima de tudo determinação amorosa na execução dos projetos de suas vidas, não desistindo jamais, porque afinal é tudo quanto importa nesta breve estadia junto a este universo vivencial fantástico.
Bendito sejam o ENEM e a lista de espera que me permitirão realizar os meus sonhos.
Um lindo dia para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRANHO NO NINHO?

A boazinha, educada e geralmente cordata Regininha é lenta para muitas funções, todavia, quando o assunto é confiabilidade, jamais segui opi...