domingo, 16 de dezembro de 2018

POIS É...


Ultimamente, ando meio afastada das redes sociais, e hoje, surpreendi-me com um recadinho de um querido amigo que sentiu a minha falta e, então, começo feliz, agradecendo, afinal, nos tempos atuais, ser lembrado sem “aparecer”, anda difícil.
Bem, mas seguindo nas situações que chamam a minha atenção, venho reparando que as pessoas de um modo geral, nas grandes cidades, comportam-se de forma no mínimo incoerente diante de algumas situações. Vejamos:
O Jornal Nacional, de uns dias passados, mostrou a ladroagem que ocorre em bandos, compostos de adolescentes que enquanto um dá uma gravata na vítima, outras duas tiram dela bolsas e celulares, num ataque relâmpago, não dando à mesma qualquer oportunidade de defesa, e tudo isso com sol a pino e centenas de outras pessoas em volta. 
Reparei, abismada, nas fisionomias apáticas, sem qualquer expressão de susto, medo e, até mesmo, foi possível observar uma indiferença que não poderia existir, pois sequer a vítima encontrou solidariedade de consolo, após o fato.
Seria mais um aspecto social, observando-se no mesmo jornal, não houvesse um tumulto em outro bairro da cidade, onde um policial era ofendido e quase linchado, por ter dado alguns sopapos num suposto bandido.
E aí, fico me perguntando como é feito o juízo de valores nas cabecinhas das pessoas que se veem diante destas situações e que, na maioria das vezes, sequer entendem bem o que está acontecendo e, se entendem, paralisam ou tomam partido. 
Que país é esse, onde bandido impõe respeito e polícia é marginalizado?
Onde político ladrão é endeusado e um general esculhambado?
Onde mídias usam de seus poderes de indução e chantageiam abusivamente, através de “investigações tendenciosas” e “especialistas” em tudo, este ou aquele, como ocorre atualmente, desenterrando um tal de COAF que por décadas a fio quase nenhum brasileiro sabia que existia e que, no silêncio de sua existência, permitiu não denunciando, todos os mal feitos financeiros de bandidos compulsivos, sejam da política ou da classe empresarial?
Onde estavam os fabulosos jornalistas investigativos da rede Globo, pelo menos nos últimos 20 anos, que não enxergaram os desvios estrondosos da Petrobrás, BNDS e etc., que levaram o país à bancarrota e custará anos de muito esforço para que possa se recuperar?
E aí, penso neste tal juízo de valores, mas que valores, se foram todos contaminados, tal qual o rio Tietê, Lagoa Rodrigo de Freitas e todo um ecossistema maravilhoso, mas destruído pela inconsciência da empresa Samarco em Mariana(MG) e de todas as nossas baías repletas do lixo que produzimos?
O que ocorre é que olhamos e já não sabemos como devemos agir, frente às muitas induções e mentiras repetidas que se tornaram as nossas realidades cotidianas.
E aí, pente fino em nós... 
Se esquecermos de lançar aquela despesa do dentista, dos jantares ou da escola de nossos filhos.
Nada mais está fazendo sentido, pelo menos na minha avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEM PARA ESTERCO HÃO DE SERVIR...

A ruminação é o ato de regurgitar o bolo alimentar à boca, remastigando-o demoradamente, de modo a propiciar maior fragmentação das partícul...