quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

APENAS UMA PRAÇA?



Pensei em escrever sobre o valor de uma praça, até porque, existe um terreno na pista, próximo de minha casa em Ponta de Areia, que há anos apelo às autoridades do município para que a mesma se transforme em uma área de turismo e lazer, pois a cobiça de oportunistas e vereadores, também há anos está de olho nela.
Creio que juntamente com as ruas, a praça seja um dos mais importantes espaços públicos, desempenhando um papel fundamental no contexto das relações sociais de qualquer cidade, pois agrega pessoas e através delas é possível desenvolver-se as trocas de ideias.
Na antiguidade, os gregos e romanos chamavam-nas de ÁGORA ou Fórum e tinham como objetivo promover o conhecimento e a cultura, através da exposição de ideias.
Por ser um bem público, deveria contar com permanente manutenção, assim como com uma severa vigilância, a fim de se proteger um patrimônio cujo valor é inestimável para o convívio social.
Do romantismo ao esporte, shows, brinquedos, arborizações, espaço livre para o ócio, descanso, apresentações de escolas, etc., a praça representa o desenvolvimento de uma cidade, tornando-se espaço fundamental para as pessoas aprenderem cidadania na prática, portanto, construir, conservar e manter a integridade de uma praça é dever do poder público.
As praças são unidades urbanas fundamentais e o seu modo de tratamento e uso indicam o nível de civilidade de seus usuários e o exercício dos direitos e deveres de cidadania nela vivenciados.
O que me leva a crer que através de uma praça é possível levar-se educação comportamental aos seus usuários e no estabelecimento de regras a serem cumpridas com monitoramentos agregativos e constantes, sem esquecer de realçar a beleza que acrescenta aos olhos de quem as vê.
Viva vera Cruz com suas praças que, afinal, aparentemente não resolvem os graves problemas históricos, mas com certeza, despertam em cada comunidade a autoestima, a esperança e a motivação em acreditarem que, finalmente, o sempre possível voltou a se expressar.
Uma praça é a alma de qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura Itaparicana

Figura da Cultura Itaparicana, jogada às traças da indiferença e o local que deveria ser um ponto de reconhecimento de vida, só foi devidame...