Como uma cidadã
muitíssima interessada na educação de nossas crianças, foi com imensa
satisfação que neste mês de novembro pude, in loco, constatar em parte o nível
de crianças e jovens em suas caminhadas educacionais. Entretanto, fui mais
além, fosse como palestrante, fosse como observadora e ouvinte, fixando-me nos
olhares, nos gestuais e, como sensitiva, nas vibrações.
Sem qualquer conotação
de surpresa, reafirmei minhas próprias convicções em relação à falta de sustentabilidade
emocional que deveria ser a base, âncora e escala de parâmetros que, afinal,
definem o perfil de cada criatura humana, esteja ela em uma metrópole ou nos
mais remotos locais, desde, é claro, que haja no mínimo a presença de uma
cultura atuante, daí, a necessidade em preservá-las nas suas mais
significativas expressabilidades.
Estive palestrando em
uma Universidade Estadual para dicentes do curso de Letras e em uma Escola de
Ensino Fundamental pública para alunos da 6ª e 7ª séries. Em ambos os locais,
percebi uma tensão generalizada, uma quase total falta de espontaneidade e, ao
mesmo tempo, pude observar nos olhos jovens que me fixavam uma profunda
insegurança, que se manifestou de formas diversificadas, mas todas bem
características e igualitárias quanto aos danos que certamente proporcionam.
Meditei no quanto a
escola, colégio e a universidade deveriam ser celeiros de amparo justo para que
crianças e jovens pudessem em seus interiores ter a oportunidade de exercitarem
suas reais naturalidades, obtendo conhecimentos diversificados, aliados a uma
fonte de conscientização ética da importância do seu direito, antes de tudo, de
conhecer o seu potencial, suas limitações, para com esses entendimentos ir
desenvolvendo o aprendizado do conviver com o diferente e o contrário, não só
dos demais, mas acima de tudo de si mesmo, evitando, assim, que suas formações
escolar e acadêmica se apresentassem capengas ou tímidas.
Tive a oportunidade de
também constatar o quanto essas crianças e jovens estão carentes de atenção e
afetividade, afinal, mais que português e matemática, precisam de olho no olho
e de uma maior ligação emocional com seus professores. Essa carência que me
pareceu absurdamente expressiva,constatei que na ponta da pirâmide de formação
de alunos de semestres diversificados do curso de Letras, assim como já havia
constatado na qualidade de aluna do curso de Filosofia de uma Universidade
Federal, a falta do enfoque do compromisso emocional, que deveria existir na
relação aluno e professor, para que o convívio e o rendimento fossem de melhor
qualidade, principalmente em uma era onde as pessoas estão cada vez mais
individualistas, envolvidas com as suas carreiras profissionais que lhes
proporcionam maiores ganhos financeiros e que oferecem maiores possibilidades
de mais e mais adentrarem na competitividade consumista, deixando o lado
afetivo com os filhos, irmãos, pais, vizinhos e amigos cada vez mais
superficial e instantâneo.
O resultado tem sido o
aumento expressivo da indiferença, da banalidade, criando distanciamentos, e
esses ingredientes bombásticos produzem a violência ao separatismo afetivo e a
ansiedade, agente indutor da sensação devastadora do vazio que induz à
infelicidade, que por sua vez apresenta-se sem qualquer possibilidade de ser
camuflada se o observador estiver atento para reconhecer ou, o que ocorre na
maioria das vezes, o que é o pior, na forma absurda e cruel em que as
convivências se formam, se desenvolvem e se mantém, onde o brilho falso das
aparências substitui a consistência e a solidão doída a liberdade de serem o
que suas naturezas desejam, que, como fato constatado, raros conseguem obter.
A cada ano tem sido
mais difícil para o professor manter seus alunos com o mínimo de atenção e
postura em sala de aula, seja pelo já arcaico modelo pedagógico, seja pelos
fatos acima citados.
O respeito hierárquico
tão saudável e indutivo a consideração aos mais velhos, mais vividos e com um
mais rico acervo de conhecimento, quase não se vê, vigorando tão somente uma
falsa, mas ofensiva, liberdade em dizer-se ou fazer-se o que se deseja,
matando, a cada segundo, todas as possibilidades de reais integrações.
O lema generalizado,
com raras exceções, de ambos os lados, é: “deixa prá lá, afinal, não vou mudar
mesmo nada”.
Pois é... uma realidade
distorcida é difícil de ser alterada, mas muda-se, a história da humanidade
está aí para quem se interessar.
Sempre houve homens e
mulheres nos redutos de seus anonimatos que são autênticos maniveladores desta
roda bendita que é a vida, gerando e gerindo posturas, emoções, alargando e
distribuindo conhecimentos em um encontro contínuo com a consciência própria
saudável de representarem os exemplos, que mesmo lentamente são propagados e,
por consequência, seguidos, mantendo, assim, vivo ideias e ideais, que afinal
motivam e integram o homem como mais um ser, cuja ciência de sua essência é
absolutamente exata, bem como a máquina física que o abriga é perfeita.
Façamos, portanto, cada
qual a sua parte, neste contexto de vida e liberdade, com a única e irredutível
responsabilidade que é a de ser feliz.
Esta é a primeira e a
única mensagem a ser exercitada por mestres e alunos em sala de aula ou fora
dela, em uma tarefa contínua de prazer participativo.
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