terça-feira, 29 de março de 2011

VIDA E LIBERDADE

Platão
imagem: www.gilvicente.eu


Entre os céus e a terra, existem bem mais mistérios que a mente humana, provavelmente nunca desvendará.

Esta é uma afirmativa determinista já que, no colossal reservatório de potencialidades possíveis ou não de serem imaginadas, a criatura humana é sem dúvidas a mais expressiva representação vivente, pois é capaz de pensar sem limites, podendo assim ampliar por todo o tempo toda e qualquer visão que aguce o seu intelecto, apesar de ser o mais frágil quanto a sobrevivência a partir de seu nascimento até os seus primeiros anos de vida, o que faz dele um frágil em comparação com a maioria dos demais animais.

Diferentemente, a criatura humana é um auto regenerador de suas próprias mazelas físicas e emocionais, assim como o único capaz de conscientemente destruir tudo quanto lhe oferece vida.

A criatura humana dispõe de uma mente racional que produz emoções em parceria com os seus sentidos, direcionando cura ou alívio imediato a qualquer fração física de seu corpo, bastando para tanto, utilizar com sabedoria absolutamente natural e portanto, autêntica seus próprios recursos que são básicos, mas fundamentais de manutenção do qual ele depende totalmente e sem o qual, não sobreviveria mais que quatro ou cinco minutos que é justo o ar que me atrevo a chamar de bendito, pois nesta expressão encontro a máxima explicativa.

Com o bendito ar, a criatura humana, pode e deve proceder contínuas varreduras em seus canais sanguíneos, indo focar-se, se for o caso, no fracionamento físico congestionado de forma absolutamente consciente, podendo inclusive, em um grau mais evolutivo, acompanhar este trajeto, ajudando com suas vibrações de interação interior.

A longevidade vivencial, pode e deve ser determinada em tempo e qualidade a criatura humana, ficando tão somente a ele, a determinação de seus limites, posturais físicos e emocionais.

O conhecimento da matéria com a qual a mente se abriga em uma existência, deveria ser o ponto chave de toda e qualquer iniciação educacional, pois a partir dai, advirá o entendimento da importância de sua presença junto ao todo no qual se encontra inserido, assim como o despertará para as sua potencialidades que o direcionará quanto a busca de suportes básicos mas fundamentais de apoio, em relação as sua fragilidades.

Esta consciência de si mesmo e da visão periférica que este conhecimento lhe proporcionará, com certeza oferecerá ao humano meios mais seguros, dinâmicos e amorosamente pessoais de fazer opções de qualquer ordem, mantendo-o em um patamar de equilíbrio consigo mesmo e de respeito ao tudo do todo no qual se verá inserido.

Como um ser, totalmente natural, pois é originário da natureza em seu ciclo ininterrupto de criação,se apresenta, na mais completa de sua expressabilidade enquanto animal, dependendo unicamente à sua sobrevivência enquanto humano de lições primárias de humanização que advirão de um convívio interativo e participativo com o vivenciar de outras existências, tendo como suporte uma educação mais abrangente, onde o princípio primeiro e último seja a vida em sua magnitude, pois cremos que se a criatura humana, estiver consciente de sua importância enquanto unidade junto ao todo, perceberá a importância de conhecer seus limites de direitos e deveres para com este mesmo todo, pois conhecerá e sentirá o toque mágico da vida plena que, operará nela, induzindo-a naturalmente a um vivenciar mais leve e integrado ao cosmos do qual olha, mas não reconhece como parte de si mesmo.

Como as criaturas humanas possuem uma mente racional mais evoluída, diferentemente dos demais animais, ele consegue absorver conhecimentos que extrapolam a essência básica que seus sentidos podem oferecer.

Em contra partida os demais animais, por não disporem deste quesito que faz do humano superior, desenvolveram seus sentidos e com isto mantiveram-se mais autenticamente ligados a vida como expressão de harmonia existencial.

Que nos propomos por todo o tempo é justo, juntarmos estes dois infindáveis mananciais, já que o humano é capaz de pensar e compreender que é capaz de verdadeiramente ser completo em sua essência e trajetória existencial.

As margens limitadoras dos conceitos de bem viver, se encontram no interior fantasticamente esculpido pela natureza biológica de cada ser vivo, cabendo a criatura humana em vantagem sobre os demais, tão somente pelo seu ilimitado poder racional, justo passar a considerar seus benditos sentidos que são os fios de ligação dele para com o cosmo, utilizando-se então da chave mestra do controle do tempo e da qualidade de sua permanência como criatura humana, não como um eterno ser que poderia ter sido ou sentido mais isto ou aquilo, portanto limitando toda e qualquer ação de potência pessoal.

Observe que o racional humano, assim como os sentidos dos quais é dotado, faz dele um ser capaz de produzir sentimentos que se bem centrados em um todo de entendimentos equilibrados, fazem com que este crie por todo o tempo, vibrações energéticas de infindáveis valores que ampara protegendo e induzindo acima de tudo um nutrir saudável que alimenta o espaço local e universal.

Portanto, não cremos existir qualquer intensão concreta e completa a respeito de uma reformulação do sistema educacional do estágio fundamental até o acadêmico se a ele não for inserido os princípios básicos do reconhecimento pessoal em meio ao todo no qual se encontra inserido e que reconhecemos como vida.

Trata-se de um sistema educacional completo em que, o saber acadêmico se funde ao saber existencial, podendo esta inserido em uma área determinada dos estudos filosóficos que trate da educação e do homem, cuja denominação poderia ser VIDA E LIBERDADE, faculdades máximas para que uma criatura humana possa se sentir humanizada.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIBERDADE DE EXPESSÃO OU MOLEQUEIRA?

Para quem está neste ramo das comunicações a mais de meio século, posso garantir que esta expressão tão largamente difundida, defendida e re...