terça-feira, 12 de março de 2019

Imparcialidade



“Imparcial é um adjetivo de dois gêneros que descreve uma pessoa ou entidade que não é parcial, significa alguém justoretoequitativo ou neutro.
E aí, penso no quanto é difícil, quase impossível nós seres humanos sermos imparciais em relação a quase tudo se ao mesmo tempo e por quase todo o tempo, por mais que neguemos, somos movidos às emoções que são oriundas em sua maioria pelas poderosas impressões que nos são oferecidas pelos nossos sentidos.
E aí, seria lógico afirmarmos que somos capazes de administrar a nossa imparcialidade, mas tê-la como produto natural de nossas ações e reações, tenho minhas mais profundas dúvidas.
Os Juízes são experientes nessa administração, mas ainda assim, se não fossem os códigos civil e penal, certamente suas formas de interpretação na aplicação das leis em suas sentenças, seriam ainda bem mais amplas.
E todo esse trelê-lhe é somente um preâmbulo para que eu deixe escoar meu desejo íntimo em ver as pessoas dando suas opiniões sem o ranço amargo e destrutivo atrelados a partidarismos de qualquer natureza, baseando-se única e exclusivamente, no sentido prático do real, possível também de ser detectado através dos sentidos e processados no vasto e rico cérebro, disponível a todos.
A imparcialidade deveria ser o ponto de equilíbrio entre o racional e o emocional, mas é tão forte a influência do emocional com suas variadas versões como egocentrismo, vaidade, oportunismo como exemplos mais comuns, que a contaminação se torna visível, nada confiável, mas ainda assim presente como uma chaga que deforma, desfigurando objetivos e intenções.
São cinco horas da manhã, o sol começou a raiar e ao olhar para o céu, foco-me no brilho que resplandece nas copas das árvores, fazendo com que eu me sinta poderosamente viva e abusadamente questionadora.
Bom dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FASCÍNIO...

Lá estava a Regininha no salão do então requintado hotel Quitandinha em Petrópolis com apenas 12 anos, ouvido pela primeira vez in loco, o s...