domingo, 21 de julho de 2013

CONTRACOSTA


Meu Deus, olho ao redor e posso ver muitas dores sendo sentidas e o que é ainda mais desesperador é vislumbrar as que ainda chegarão oriundas da total incapacidade do ser humano em perceber o quanto ele é fantástico, pelo simples fato de ser um elemento, capaz de com a sua capacidade em pensar, tornar lógica a sua própria grandeza.
Ontem, apreciando da varanda a beleza do mar da contracosta de Itaparica, na companhia de alegres amigos, por diversos momentos, me vi agradecendo à vida pelo fato de estar viva e usufruindo de tudo aquilo sem que para isso eu tivesse atravessado o mundo, como tantos já fizeram.
E aí, também em alguns momentos, silenciosamente, através desta minha mente inquieta, questionei Deus, querendo entender, qual o critério por ele estabelecido para determinar quais as pessoas que deveriam ter vidas sofridas ou viverem vidas privilegiadas.
Perguntei-o, por exemplo:
- Por que fui agraciada por todo o tempo, enquanto outros, quase nada receberam.
Bem... De repente, melhor teria sido apenas usufruir sem muitas perguntas como faz a maioria, afinal, não seria uma espécie de sentimento de culpa, querer questionar para disfarçar os horrores que são inevitáveis aos olhos e aos sentimentos para aqueles que, como eu, não conseguem ficar neutros às misérias existenciais?
Não seria uma blasfêmia filosófica, falar-se em buscar a própria grandeza humana, justo quando nada se tem além de dores e dificuldades?
Baboseiras de quem de verdade, jamais provou o literalmente não ter e, então, fica discursando palavras de ordem filosóficas, tão somente para camuflar o constrangimento pessoal em não compreender as infames diferenças que norteiam as existências humanas.

Seja lá o que for, sinto-me melhor quando questiono ou quando apenas observo expressando, porque desta forma, divido responsabilidades com Deus, para não ter que admitir pensar que, todo este horror é tão somente produzido pela nossa inconsequência de criaturas humanas, destituídas em sua maioria da bendita humanidade que certamente, recebemos, mas que por vaidade, ganância ou negligência, fazemos tão mau uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIBERDADE DE EXPESSÃO OU MOLEQUEIRA?

Para quem está neste ramo das comunicações a mais de meio século, posso garantir que esta expressão tão largamente difundida, defendida e re...