segunda-feira, 11 de junho de 2012

VIDA....BEM MAIOR






No início deste mês de junho, tivemos uma semana dedicada ao meio ambiente e à sustentabilidade, e pessoalmente fiquei encantada, pois mais uma vez, pude constatar o envolvimento de algumas pessoas que verdadeiramente tem consciência  ambiental, fazendo de suas vidas, o ano inteiro, exemplos da aplicabilidade desta mesma conscientização, a despeito de estarem praticamente sozinhas em inúmeras ocasiões e totalmente esquecidas e tão pouco reconhecidas e apoiadas pelos órgãos públicos, independentemente de onde estejam.

Ainda bem que elas existem e ainda bem que nos fazem lembrar a cada ano de que existe um planeta pedindo socorro, mas penso então, no quanto seria mais vantajoso se esta lembrança nos chegasse a cada instante, através de ações cotidianas se houvesse um pequeno amparo governamental com o apoio maciço da mídia, igual acontece quando do período político ou mesmo quando o assunto é novela, crimes bárbaros, ou corrupção.

Que maravilha seria, não é mesmo?

Imaginem, os jornais de horário nobre das TVs, batendo na mesma tecla, tal qual estão fazendo com as águas sujas do Carlinhos Cachoeira, da viúva assassina do YOKI, ou até mesmo do ainda em pauta, se bem que hoje mais discreto, MENSALÃO.

Por falar no mensalão, me vem na cabeça, imaginar também o quanto seria proveitoso se o nosso ex-presidente Lula apoiasse as campanhas ambientais, tal qual se empenha em defender os ladrões contumazes do erário público e de quebra distribuísse uns cartõezinhos vermelhos de solidariedade aos miseráveis que, aliás, continuam aumentando, apenas com uma pequena diferença que se expressa no plástico bancário de suas esmolas mensais.

Já imagino o sucesso que faria esta ideia de vida decente, sem lixões a céu aberto, sem a vergonha da perpetuação da ignorância existencial a cercá-los, na mente da maioria do povo brasileiro e quiçá mundial, pois afinal, o senhor de todos os poderes é também popular mundo afora.

Quem sabe, assim, a nossa Amazônia ficaria mais preservada dos olheiros de fora, mais cuidada pelos políticos de dentro e mais respeitada por todos nós. Não é mesmo?

Pois é, foi dada a partida para as convenções partidárias, e a nossa atenção estará voltada aos candidatos ao novo pleito em outubro e, certamente, todos sem exceção, como pré-candidatos, apoiaram a semana do meio ambiente, comparecendo aos eventos que se sucederam, mas e daí José?

Cadê o espaço que a nossa “Amada Itaparica” vem necessitando há anos para abrigar cães, gatos, cavalos e gado que a nossa indiferença abandona nas ruas?

Cadê a iniciativa dos prezados vereadores em promover, como já promoveu em outras ocasiões, a doação de um terreno e, com o apoio da prefeitura, disponibilizarem as condições mínimas para se tirar da rua e do abandono seres tão vivos como nós, que costumamos dizer que amamos?

Cadê os poderosos da cidade que se esquecem de priorizar junto aos políticos que bancam ou apoiam, caçambas de lixo para que os mesmos não permaneçam no portal de seus condomínios ditos de luxo?

Cadê os “FORMADORES” de opinião que jamais dão suas caras a tapas para exigir ações mais eficazes e menos vergonhosas de seus governantes?

Cadê os pretensos políticos que só dão as caras para tentar ser eleitos, utilizando-se de falácias populistas?

Finalmente, cadê cada um de nós que vive reclamando, mas que cala para não perder as possíveis ou já conseguidas vantagens em uma demonstração primária de omissão coletiva?



 Afinal, os políticos, se eleitos, imediatamente terão coisas mais importantes para cuidar, até porque todos que os apoiaram estarão apressados buscando os seus quinhões, enquanto os que perderam, estarão colocando suas violas no saco, justo para correr atrás do prejuízo, que cá pra nós, não é pequeno, pois quem banca campanha de político Tupiniquim, não perde jamais e exige tudo de volta com juros e correção monetária.

Esse é um jogo e entra nele quem quer.

Que coisa, heim?

Enquanto isso, os ambientalistas de plantão que não têm qualquer apoio e tão pouco crédito para trabalhar em seus projetos de qualidade de vida para todos, vão tocando suas ações com o apoio de meia dúzia de gatos pingados, aqui e acolá, formando assim poderoso e silencioso exército que mais que defender, estabelece territórios de vida e liberdade, onde eu e você, possamos ainda nos aventurarmos para curtir o prazer mesmo que inconsciente de pertencermos a um universo resistente, poderoso e repleto de saúde, que os incautos ainda não conseguiram destruir.

O Jornal Variedades presta homenagem a estas criaturas que com suas sensíveis e individuais condições de luta, sem discursos ou palanques, defendem a vida em toda e qualquer expressabilidade, pois compreendem que este é o bem maior de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS ADORÁVEIS GATOS PINGADOS...

Estou a cerca de nove anos, publicando meus textos no Facebook e ao longo deste tempo, fui angariando alguns milhares de seguidores, sem est...