sexta-feira, 26 de junho de 2026

DO PALEOLÍTICO AO ANTROPOCENO

A mente humana é um labirinto fascinante e, às vezes, exaustivo. Quando ela resolve girar a mil por hora, o corpo padece na tentativa de acompanhar o ritmo. Não adianta pedir trégua por vontade própria. O universo, sábio e implacável, simplesmente decide nos parar na marra. 

É nessa inoperabilidade forçada, longe da correria da minha rotina matinal de sempre, que me pego mergulhada em documentários de canais fechados. Ali, longe dos caminhos já trilhados e direcionados da grande mídia tradicional, descubro conexões que muitos julgariam inúteis para a nossa pressa cotidiana. Ledo engano. Na verdadeira vivência e convivência humana, absolutamente tudo se relaciona.



 

quinta-feira, 25 de junho de 2026

SEJA LÁ DO QUE FOR...

Quem lembra dos carros antigos que precisavam esquentar o motor para que dessem um bom desempenho? Pois é... Minha mente está se comportando igualzinha, pois há dois dias se recusa a funcionar pela manhã. Que coisa, viu!!! 

Há dois dias tento e somente ontem à noite, e assim mesmo, engasgando, comecei a escrever este texto e logo desisti, afinal, é impossível ficar sem as luvas. Hoje, exatamente agora, o frio é tanto que estou com um pequeno aquecedor direcionado às mãos e, ainda assim, está muito difícil.


quarta-feira, 24 de junho de 2026

O UNIVERSO EM MIM

Quando olho para o céu ou sinto o perfume de uma flor, 

trago o universo pra mim.

Quando ouço o canto de um pássaro ou acompanho o leve voo de uma borboleta, 

trago o universo pra mim.

Quando abraço e digo a alguém que o amo, 

sinto o universo em mim.

Compreendo, então, a ordem secreta do mundo,

onde tudo que chega é parte do meu destino,

não controlo o vento, o tempo ou o segundo,

mas governa em meu peito este amor divino.

Amo o que é me dado, acolho o que se desfaz,

pois o que vem de fora não me pode ferir

na quietude da mente encontro a minha paz,

e no bem do outro escolho me doar e agir.

O laço que nos une é a mesma razão, 

que move as estrelas e faz o rio correr,

amar sem posse, com livre coração,

é o jeito mais nobre e estoico de viver.

Somos fagulhas de um mesmo e imenso altar,

onde a vida flui em perfeita harmonia,

basta aceitar, agradecer e amar,

para ver o infinito pulsar.

Regina Carvalho-23.6.2026 Pedras Grandes SC

Ilustração- IA



segunda-feira, 22 de junho de 2026


 

BOLSONARO-O BURRO CHUCRO QUE DESPERTOU MENTES

Minha mente esteve sempre ligada ao amor e este se estendeu, inevitavelmente, para o bem comum. Não que ela seja especial, mas porque entendeu, desde sempre, que o seu bem-estar nascia e se desenvolvia a partir da sua relação com o todo, a partir de si mesma.

 Isso só seria possível se estivesse amparada pelo seu núcleo familiar, tendo o amparo de uma energia que fosse maior que tudo e que, ainda assim, estivesse permanentemente estruturada pelo amor, respeito e fraternidade, que, mesmo invisíveis, eram absolutamente sentidos.


domingo, 21 de junho de 2026

O MAL CONFUNDE E DESCONHECE LIMITES

Quando passei a ouvir as argumentações do ilustríssimo Juiz do STF, Dr. André Mendonça, ponderando em relação às suas parciais conclusões no processo do Banco Master do qual é relator, confesso que, até então, não havia prestado atenção nele e no seu desempenho. 

Havia outros que se sobressaíam, atraindo para si os holofotes da mídia, acirrando as dúvidas de quem os ouvia, alimentando disputas partidárias e falsas verdades. Todavia, eis que surge o Dr. André, despertando em seus pares sentimentos controversos em seus pareceres jurídicos e que pude alcançar com minha atenção, mesmo desprovida de qualquer maior conhecimento relativo aos trâmites constitucionais nos quais os mesmos se apoiavam.


DO PALEOLÍTICO AO ANTROPOCENO

A mente humana é um labirinto fascinante e, às vezes, exaustivo. Quando ela resolve girar a mil por hora, o corpo padece na tentativa de aco...