domingo, 28 de junho de 2026

O QUE É SER LIVRE?

Acordei nesta manhã quase congelada, mas com o coração aquecido pela gratidão. O universo me agraciou novamente com a bendita inspiração. Depois de uma semana escavando a mente em busca de ideias, cá estou. Como diz o ditado: não há bem que sempre dure, tão pouco mal que não se acabe.

A palavra LIBERDADE acordou impressa em letras garrafais no meu inconsciente, pedindo passagem para se expressar. 

Mas precisava de todo esse trololó, Regininha?

Xô, sentimento de culpa ou de inferioridade que insiste em me perseguir! 



 

MAIS UM TEXTO PERDIDO

Desde bem cedinho, quando o céu ainda estava escuro, a chuva fina caía lá fora. Estranhamente, a temperatura amenizou desde que ontem o frio intenso deu uma pausa, o que está sendo maravilhoso.

Tão estranho quanto isso foi o que aconteceu depois de uma semana em que, para conseguir escrever meus textos diários, passei por verdadeiros partos, nos quais alguns levaram um dia inteiro. 

Hoje, ao contrário, acordei animada e imediatamente sentei-me diante do notebook para escrever “NADA É POR ACASO”. Inspirei-me nas minhas superações pessoais e na constatação do quanto cada perrengue ou perda colaborou para eu crescer um pouquinho como pessoa, tornando meu cotidiano paulatinamente mais leve e suave.


O QUE FICA DE NÓS

Cinquenta e quatro anos divididos,

No passo a passo de uma vida inteira.

Hoje o silêncio traz os teus sentidos,

E a saudade é minha companheira.

Não és ausência, és a raiz profunda,

De tudo aquilo que plantamos juntos.

A tua luz em mim ainda inunda,

Meus pensamentos e meus caminhos.

Transformo a dor de não te ter agora

Em mansas frases de carinho e afeto.

Para lembrar quem me lê mundo afora,

O que nos cabe neste plano incerto.

Pois tudo passa, o tempo a tudo consome,

As vaidades perdem o valor.

E o que nos pertence e não some,

É a riqueza do amor.

Cultivo em mim a tua eterna história,

Sabedora que a vida é breve, a matéria é ilusória,

E que o amor sentido é o ínico preciso.

Regina Carvalho- 21.6.2026 Pedras Grandes SC

👇Comemorando os quatro dos dezesseis anos do Jornal Variedade na Pizzaria Água na Boca da sempre querida Maria Ozélia Davies na orla de Ponta de Areia em Itaparica.



sexta-feira, 26 de junho de 2026

DO PALEOLÍTICO AO ANTROPOCENO

A mente humana é um labirinto fascinante e, às vezes, exaustivo. Quando ela resolve girar a mil por hora, o corpo padece na tentativa de acompanhar o ritmo. Não adianta pedir trégua por vontade própria. O universo, sábio e implacável, simplesmente decide nos parar na marra. 

É nessa inoperabilidade forçada, longe da correria da minha rotina matinal de sempre, que me pego mergulhada em documentários de canais fechados. Ali, longe dos caminhos já trilhados e direcionados da grande mídia tradicional, descubro conexões que muitos julgariam inúteis para a nossa pressa cotidiana. Ledo engano. Na verdadeira vivência e convivência humana, absolutamente tudo se relaciona.



 

quinta-feira, 25 de junho de 2026

SEJA LÁ DO QUE FOR...

Quem lembra dos carros antigos que precisavam esquentar o motor para que dessem um bom desempenho? Pois é... Minha mente está se comportando igualzinha, pois há dois dias se recusa a funcionar pela manhã. Que coisa, viu!!! 

Há dois dias tento e somente ontem à noite, e assim mesmo, engasgando, comecei a escrever este texto e logo desisti, afinal, é impossível ficar sem as luvas. Hoje, exatamente agora, o frio é tanto que estou com um pequeno aquecedor direcionado às mãos e, ainda assim, está muito difícil.


O QUE É SER LIVRE?

Acordei nesta manhã quase congelada, mas com o coração aquecido pela gratidão. O universo me agraciou novamente com a bendita inspiração. De...