sábado, 28 de dezembro de 2013

SIMPLES ASSIM

Ontem, teria sido tão somente mais uma noite especial, dentre todas as outras que tenho vivido em minha Itaparica, se eu não tivesse sido novamente convidada a participar de um evento social que aconteceu no Distrito de Misericórdia.
A festa que recebeu a denominação de “Oscar do Futebol 2013”, reúne anualmente crianças e adolescentes, juntamente com seus pais, parentes e amigos, para receberem o justo prêmio por suas atuações  futebolística, no decorrer do ano., além de ressaltar seus desempenhos escolares.
Como observadora contumaz, sempre após qualquer holofote, coloco-me em um ponto estratégico e passo a analisar as posturas, mas, principalmente, os rostos que, afinal, são os espelhos das almas.
Este refrão popular é o mais sábio dos provérbios, pois revela emoções que jamais alguém conseguiu camuflar de seus próprios olhos ou de seus semblantes como um todo, pelo menos para os que, como eu, passou a vida inteira buscando identificá-los em suas reais sensações.
Bem, o que quero mesmo ressaltar, foi à constatação de uma genuína alegria de grupo, com direito a torcidas especiais, lágrimas, sorrisos e muito brilho de jovens que, em sua maioria, esperam o ano inteiro para naquele momento vestir suas melhores roupas, perfumar-se e, gloriosamente, subir no palco para receberem seus troféus de glória pelos seus desempenhos pessoais.
E aí, penso na vida, na grandeza que reside em cada um de nós, na potencialidade criativa, no poder que possuímos para procedermos a alterações gigantescas em nossos universos pessoais e no quanto somos vergonhosamente preguiçosos, displicentes e mesquinhos.
Penso nos benditos anônimos que superam suas legítimas limitações de quase tudo para ainda, assim, doarem seu tempo, seus sonhos a aqueles que acreditam estar precisando, mais do que eles.
Poderosos anônimos, a maioria sem rosto social, mas com um poder magnífico de energias que transformam e fazem toda e qualquer diferença neste mesmo contexto social, pois promovem a vida a cada instante e estabelecem o amor como meta básica de suas passadas pessoais.
O sol translúcido desta manhã descortinou-me a certeza incontestável que para um alguém se sentir um verdadeiro sucesso sistêmico, precisa, antes de tudo, saber elevar o próprio olhar, além de si mesmo e sem limites, sem firulas deixar a sua alma se espelhar no tudo no qual se encontra inserido.
Parabéns à Neto e a todos os demais que integram a equipe de dirigentes da ESCOLINHA DE FUTEBOL DA MISERICÓRDIA, pelo belíssimo programa que desenvolvem com tão pouco, mas que como resultados práticos, oferecem tanto.
Concluo o que sempre soube que, afinal, educação é um atributo de todos, é postura pessoal e, acima de tudo, é visão aglutinativa que pode ser exercida com  o aparente nada de toda a nossa vontade voluntária de simplesmente participar, doando o melhor que, certamente, reside em cada um de nós.
Afinal, não podemos mudar o mundo com uma vara de condão, mas certamente em passes de mágica, contínuos e serenos, fazemos verdadeiros milagres com o despertar de nossos sentimentos amorosos em relação aos demais, sejam humanos ou não, nas vivências de nossas existências.
Portanto, creio que só nos tornamos o maior milagre da vida, quando somos capazes de enxergar a vida em outro alguém.
Simples, assim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOROGODÓ e o tudo de bom...

Abro os olhos e algo assoprou em meus ouvidos BOROGODÓ e aí, como sei o que significa, questiono-me, afinal, como pensar nesta síntese absol...