terça-feira, 12 de julho de 2011

Apresentação Encerramento 1º semestre Filosofia Campos Amargosa

A princípio, como profissional que fui e ainda sou na área das comunicações sociais, especificamente como publicitária e jornalista, absolutamente estreante na área da filosofia, pensei que entre ambas as atividades, quase nada havia em comum.

p1

No entanto, logo neste primeiro semestre, aqui no CFP, pude constatar que, ao contrário, haviam itens totalmente interligados, porque, afinal, ambas tratam em primeiro plano do homem em sua infinita capacidade criativa, na sua potencialidade física e no seu complexo, espantoso e surpreendente, aspecto intelectual e emocional, frente ao cosmo, enquanto existência, em meio ao cotidiano, enquanto convivência, seja com os demais, no que se incluem animais e meio ambiente, seja com ele mesmo, enquanto um ser único.

p2

A partir desta conscientização, nós, alunos do primeiro semestre de filosofia, buscamos mostrar através deste informativo os aspectos humanos, sociais, simbólicos e econômicos que a tradição junina exerce junto à comunidade de Amargosa, realçando seu aspecto cultural, evidenciando sua importância não só na região do recôncavo, como no estado e no país.

p3

Neste ano, o tema escolhido foi: O São João da Sustentabilidade, que desenvolvemos sob a supervisão preciosa do professor Dr. Wilson Correia, focando o povo, sua cultura e sua participação nos festejos, atraindo pessoas, inclusive do exterior, pois há anos tornou-se impossível falar de festas juninas sem se ter como referência o São João de Amargosa em toda a sua estrutura de alegria, qualidade e participação popular.

p4

Portanto, nós, alunos do primeiro semestre do curso de filosofia, não poderíamos deixar de registrar uma parte significativa desta tradição da cidade de Amargosa, onde estamos instalados e como baianos, goianos, paulistas, cariocas, demonstramos nosso orgulho de estar usufruindo deste precioso pedacinho de Brasil.

p5

Gostaríamos, também, de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Deus e ao universo de estar cursando esta universidade federal em um país progressista, mas ainda carente em se tratando de educação e oportunidades. Agradecer a honra de termos sido orientados por um grupo de professores de primeira grandeza nas pessoas especificamente do primeiro semestre de:

Prof. Wilsom Correia – Filosofia da Educação

Gilfranco Lucena dos Santos – Filosofia e Ciência

José João Neves Barbosa Vicente – História da Filosofia Antiga

Marcelo Santana – Antropologia Filosófica

Jarlee Salviano – Lógica

Giovana Temple – Introdução aos Estudos Acadêmicos

p6

Estes, foram os profissionais que se tornaram parceiros e que certamente nos ofereceram a base e a inspiração para que sigamos até o final deste curso, cientes de que devemos extrair de nós tão somente o melhor, porque estaremos nos preparando ao longo dos próximos três anos e meio, para sermos mestres de mentes jovens ainda em formação e que merecerão, de nós, sólidos conhecimentos e respeito ético ao ato de ensinar.

p7

p8

Um agradecimento especial ao Prof. Emanuel, coordenador do curso de Filosofia, pessoa e profissional querido por todos nós pelo seu carisma e competência.

A todos os presentes, um obrigado em nome dos alunos da sala 103.

Um comentário:

O mês de março que se tornou o mês da mulher está chegando ao fim, não sem antes, deixar violadas e tombadas muitas delas, através da insani...