Para quem nunca ouviu a palavra, “ajambrado” refere-se a algo ou alguém bem-arrumado, organizado, alinhado. É assim que, na maioria das vezes, somos educados em família: para nos apresentarmos devidamente no mundo.
Mas esse “ajambrar” nem sempre inclui a forma como conduzimos nossas ações e reações. E é exatamente aí que o problema começa.
Vivemos de modo mecânico, congelando emoções em algum canto íntimo. Porém, ao primeiro jato de calor, elas derretem como um iceberg que se desfaz no instante mais impróprio.
Os conflitos do quotidiano intensificam-se a cada ano. O inferno, por vezes, instala-se nas calçadas, nas lojas, nos espaços onde conviver é obrigatório. Ainda assim, nem sempre é assim e dou graças a Deus por isso. Porque, diante do cenário inquietante das cidades, independentemente do seu tamanho, só Ele parece conter o mal-ajambrado convívio humano.
Mesmo assim, escolho pisar leve. Aproximo-me com respeito. Na maioria das vezes, sou recebida com cortesia. Noutras, encontro verdadeiras “terras raras”, pessoas raras. E não resisto à analogia: assim como os elementos químicos essenciais à tecnologia moderna, encontrados em baixas concentrações, essas pessoas são preciosas.
E foi exatamente isso que encontrei no Posto de Saúde de Pedras Grandes. Profissionais que vão além da função, já que o município não dispõe de hospital e o posto assume também caráter emergencial.
Mais do que atendimento, recebi respeito. Mais do que cuidado, recebi humanidade.
Por coerência com aquilo que aprendi em casa, se critico, escrevo; se elogio, também escrevo, deixando aqui meu reconhecimento às enfermeiras Lucimara Sacheti e Laura Gihizzo e, estendendo-o a toda a equipe.
Que no próximo dia 1 de março de 2026 realizem excelentes provas e sejam finalmente efetivadas. Que possam continuar a exercer a profissão com competência, delicadeza e ética, qualidades que definem pessoas verdadeiramente “ajambradas”.
Porque estar bem-arrumado por fora é fácil. Difícil é manter a ética alinhada por dentro.
Regina Carvalho
13 de fevereiro de 2026
Pedras Grandes – SC

Nenhum comentário:
Postar um comentário