quinta-feira, 25 de junho de 2026

SEJA LÁ DO QUE FOR...

Quem lembra dos carros antigos que precisavam esquentar o motor para que dessem um bom desempenho? Pois é... Minha mente está se comportando igualzinha, pois há dois dias se recusa a funcionar pela manhã. Que coisa, viu!!! 

Há dois dias tento e somente ontem à noite, e assim mesmo, engasgando, comecei a escrever este texto e logo desisti, afinal, é impossível ficar sem as luvas. Hoje, exatamente agora, o frio é tanto que estou com um pequeno aquecedor direcionado às mãos e, ainda assim, está muito difícil.


Estou completando, no próximo dia 21 de julho, um ano que cheguei em Santa Catarina e pensei estar vivenciando um tempo muito frio. Eu só não sabia que, ao me mudar para Pedras Grandes, que de tão perto de Tubarão quase poderia ser considerada um bairro desta, haveria uma mudança tão radical de temperatura, se bem que optei pela zona rural e, minha gente... Confesso que não tem sido nada fácil.

Imaginem que desisti de vender minha casa de Itaparica, na Bahia, unicamente para, quando o inverno chegar por aqui, eu ter para onde fugir e me abrigar. Isso se eu sobreviver até lá, afinal, o inverno de lá é a primavera daqui, sem contar que poderei rever meus amigos e sentir o cheirinho apaixonante do mar de Ponta de Areia, deliciando-me com suas águas mansas e mornas. 

De repente, me dou conta que também estou um pouco desanimada de escrever sobre os assuntos que pontuam as vidas de todos nós, afinal, nos dias de hoje os temas pelos quais geralmente opto em me aprofundar estão a cada dia mais desinteressantes ao público, começando pela plataforma em que os publico, chamando a atenção e até mesmo a descrença daqueles que solicitam o endereço para me seguir, que geralmente arregalam os olhos, franzem as testas e exclamam: Facebook?

Pois é... Fazer o que, né, se o chique é estar no Instagram e outros entre os instantâneos descolados e bonitos, geralmente mostrando formosuras filtradas enquanto eu, capiau juramentada, permaneço enfrentando os 6° na esperança dos 12° previstos para as 10 horas, fiel a uma plataforma fora de moda para a grande maioria. 

Observo já há muitos anos que, de certa forma, curtir e comentar minhas postagens fora do history os envergonha, já que em meu perfil não devem, afinal, poderiam parecer também seguidores de uma plataforma démodé. 

A princípio, pensei que se tratava das rixas políticas, todavia, com o tempo, fui entendendo os reais motivos de não desejarem colar suas imagens ao fora de moda ou apoiar publicamente minhas ponderações, afinal, sou uma crítica feroz da perda assustadora dos valores éticos que deveriam ser pilares de cada criatura humana, além de ser menos prolixa nos meus textos, já que mais de 10 linhas nos dias atuais quase ninguém mais tem saco de ler.

 Todavia, como discorrer análises de certos modelos comportamentais em apenas 10 linhas, já que, em tudo por tudo, os detalhes fazem toda a diferença para os entendimentos mais amplos?

Mas aí, dona Regininha, quem lhe disse que as pessoas ainda querem entender algo em meio a esta correria cotidiana, já que o toma lá, dá cá tornou-se prioridade até mesmo no amor? Choramingo, reconhecendo que a culpa é minha por não seguir o fluxo do modernismo e, então, penso que, na altura de minha longa vida, ser fiel ao que acredito e que ainda me dá prazer é o ápice do tudo de bom, já que acumulei resiliência suficiente para suportar o peso das minhas escolhas, amparada nos meus pingados diários de seguidores que, ao longo dos anos, também se mantêm continuamente chegando de todas as partes deste mundão de Deus. 

O que, para uma senhorinha matuta sem eira nem beira do interior, pode ser considerado um sucesso e a certeza absoluta de que nem todos se limitam totalitariamente ao imediatismo, reservando sempre um tempinho para um melhor entendimento do real, seja lá do que for.

Regina Carvalho, 25 de junho de 2026 – Pedras Grandes, SC.

Ilustração-IA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA LÁ DO QUE FOR...

Quem lembra dos carros antigos que precisavam esquentar o motor para que dessem um bom desempenho? Pois é... Minha mente está se comportando...