Nada é mais broxante do que alguém te chamar de "figura" que é ofensivo, pois, está embutido nela uma tremenda desqualificação que certamente, a pessoas em questão, não merece ou por elegância, não deveria ouvir este tipo de “elogio”.
Quem o usa, geralmente possui reduzido vocabulário e pior, sequer sabe o real significado do que fala, apenas, repete sem medidas em gosto e qualidade, geralmente, ofendendo a pessoa em questão.
A expressão "você é uma figura" é uma figura de linguagem e estas, são palavras ou expressões que possuem um sentido que vai além da linguagem comum, literal ou denotativa. Por exemplo, quando se diz "Artur é um doce", não se está a dizendo que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
Então, vamos lá saber exatamente o que significa; “VOCÊ É UMA FIGURA” é o mesmo que dizer: Você é engraçada(o) e eu não te levo a sério, o que a depender do contexto, ofende muitíssimo aquele que a ouve, claro, se ele souber o real significado da expressão, todavia, mesmo desconhecendo, por uma questão intuitiva, sente que não se trata de um saudável elogio.
Ainda bem que somos em sua maioria, um povo sem grandes conhecimentos linguístico, caso contrário, este, seria mais um motivo sólido para desencadear situações bastante complicadas.
Ou no mínimo: FIGURA É A MÃE...
Portanto, se nada tem pra falar, cale-se para sempre...
Sugestão pessoal; se alguém disser que você é uma “Figura”, sorria amigavelmente, afinal, ele provavelmente, não sabe o que fala.
Regina Carvalho- 3.10.2024 Itaparica
Nenhum comentário:
Postar um comentário