segunda-feira, 1 de julho de 2024

PRESSUPOSTO...

Pensador é todo aquele que se atém ao não ensinado, falado, mas que é corriqueiramente vivenciado, sem a devida compreensão. 

Por outro lado, é também aquele que pensa e analisa, destrinchando até os ossos do entendimento, tudo quanto é discursado, mas não vivenciado na sua essência.

Pensador é aquele louco, idiota e patético, sempre na contramão (visão dos demais), que recusa a leviandade das ações e das emoções, privilegiando os sentimentos existentes em tudo quanto, há vida, reconhecendo e correlacionando as reações oriundas dos relacionamentos do homem consigo e com o tudo mais.


E aí, ao postar as biografias dos grandes pensadores, não faltam curtidas e comentários de seus admiradores e alguns, vão mais além, por serem seus assíduos leitores ou fizeram deles, suas teses acadêmicas, mas será, que colocaram na pratica de suas existências ou souberam reverberar em prol de esclarecerem esta humanidade visivelmente violenta, bruta e idiotizada que gira através dos tempos, ao redor de si mesma, ora mostrando evolução, ora num retrocesso assustador?

A pratica do aprendizado humano em todas as áreas, possui uma desgraceira que é chamada de pressuposto e assim, anula-se a razão maior de todas as coisas, transformando o superficial como meta e o rasteiro como objetivo, não se desenvolvendo o real e mais agregador dos conhecimentos que é a percepção do âmago de suas próprias necessidades, burilando-as em razão de um usufruto existencial mais lucidamente saudável.

Dificilmente, alguém vai além do instantâneo porquê, disto ou daquilo, restringindo-se a tão somente, encontrar respostas rápidas e suscintas sobre qualquer ação e reação que venha a contrariar o já estabelecido, geralmente, falso e descomprometido com o justo e o nobre, mas ferrenhamente ligado aos interesses sistêmicos, culturais e midiáticos do momento, daí, a história da humanidade e consequentemente do planeta, permanecerem num ciclo ininterrupto de repetições comportamentais desconexas, cada um sobrevivendo precariamente, no pressuposto de que a vida é assim, de acordo com a vontade de Deus.

Coitado desse Deus, moldado espertamente para ser antes de tudo, o responsável por tudo, afinal, é mais fácil aceitar que há o controle de Deus sobre todas as coisas (Jeremias 32:27), e que não há nada demasiado difícil para o senhor, pois, seus olhos observam toda a terra (Jó 28:24), numa contradição absurda com o livre arbítrio determinado por este mesmo Deus, mas que na realidade é o plano B, para justificar-se a insanidade humana. 

Regina Carvalho- 29.06.2024 Itaparica

• Apesar de não ser um versículo bíblico, o termo "não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus" é resultado da reflexão bíblica sobre o controle de Deus em todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SILÊNCIO DOS NEM TANTO,INOCENTES...

A desfaçatez, o favoritismo, a desconsideração pelos bens públicos e principalmente o desrespeito que estas posturas imprimem ao bem comum f...